sábado, 1 de novembro de 2008

Longe da vista, perto do coração...

Bonsoir à tous!

Pois bem, caros leitores, a partir de agora deixo de ser mais um turista em Paris e passo a ser um dos milhares de emigrantes na cidade-luz.
Ontem, conforme já vinha a publicitar nas minhas mensagens anteriores, tive o tal "rendez-vous" com o Prof. Dominique Valla e os restantes internos que, tal como eu, foram convocados para esta reunião de apresentação.
Mais parecia o hemicíclo das Nações Unidas do que propriamente uma reunião de internos, tal a "multinacionalidade"/ "multiculturalidade" ali existente. Além da minha pessoa em representação de Portugal, estava também um Belga, um Africano (não sei qual o país, mas o mais provável é ser de uma das ex-colónias), uma Tunisina, uma Búlgara e, vejam só, uma Francesa! Pois é: dos 6 novos internos do Serviço de hepatologia do Hôpital de Beaujon, apenas uma é autóctone. Dos 6, apenas eu sou de Medicina Interna, sendo os restantes de Gastroenterologia.
O Professor é um verdadeiro senhor: com os seus cabelos brancos e ar esguio, fala de uma forma serena que só os anos de experiência podem conferir, de uma "pontualidade britânica", e um francês correcto que permitiu, inclusivé, a sua total percepção ao meu ouvido (ainda duro). Começarei, então, a trabalhar segunda feira, com um horário de trabalho que, francamente, pouco se adapta ao meu sistema, já que os meus níveis de cortisol atingem o seu máximo num horário mais cedo do que a média da população, que é como quem diz, preferiria iniciar o meu trabalho mais cedo e, como tal, terminar também mais cedo e não... às 19h (environ...), todos os dias da semana. Contudo, ao contrário do nosso rico país, o nosso horário não é controlado com "dedos" ou outros sistemas de ponto, mas sim pelo trabalho realizado, isto é, se acabar as minhas tarefas mais cedo, não tenho porquê de me manter na instituição e poderei vir embora. Contudo, como em tudo na vida, quanto mais quisermos fazer, mais nos dão que fazer, e mais oportunidades surgem. Num fim-de-semana por mês terei de trabalhar sábado durante o dia e a manhã de domingo. Achei curioso quando perguntei se a jornada seria de 24 horas, ao que toda a gente deve ter achado que eu estava maluco, pela forma como me olharam. É verdade: a nossa responsabilidade nas enfermarias ou nos cuidados intensivos (por onde também passarei) será máxima, contudo, sempre com um sénior a balizar as atitudes. Além do mais, o hospital, de acordo com aquilo que me parece, tem um sistema de emergência interna e externa que fica a cargo dos anestesistas/reanimadores (todos eles séniores). Bom, a reunião durou quase 1h 40m (saí do hospital perto das 20h), foi-nos entregue um dossier sobre a organização do hospital em geral e do serviço em particular, com algumas directrizes básicas para o bom funcionamento.
2ª feira lá estarei para começar, então, este meio ano de estágio em terras de Sarkozy.

Desde as 15 horas de hoje (hora de Paris), estou totalmente por minha conta e risco. Após uns dias um bocadinho mais agitados, mas muito agradáveis, pela massa humana que ocupou o meu imóvel transitoriamente, estou, de facto, só. Ohhhhhh...
Pois bem, mal o pessoal saiu, deitei mãos à obra e, em cerca de 2 horas aspirei, limpei, arrumei e, pela primeira vez na vida (não sei se isto é muito abonatório a meu favor...) pus a máquina da roupa a lavar!!! Assim, os "próximos clientes" cá de casa podem contar com lençóis e toalhas lavadinhas.

E bom, não tenho mais nada de relevo para vos dizer. Amanhã espero um tempo um bocadinho melhor que dê, pelo menos, para ir estudar qualquer coisa para um dos cafés de St Germain.

Bien à vous,
Fil

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois é...acabou a boa vida! Estás oficialmente emancipado!!!
Vou continuar a trabalhar, vou ter um fim de semana à Hospital de Stº António...
Beijinhos,
Cris

Anónimo disse...

A estadia foi inversamente proporcional ao estado do tempo: valeu mesmo a pena e foram dias, sem dúvida alguma,inesqueciveis. Que tudo te corra como desejas e que os próximos dias/ semanas sejam muito interessantes a nível profissional e pessoal. Beijo ENORME e merci beaucoup!

Unknown disse...

Emigrante... temporário, esperamos... :)
Aproveita ao máximo! (E não sejas mauzinho, deixa os outros interninhos brilhar um bocadinho também!!!)
Como aí se diz para dar sorte: "Merde"!
Beijinhos,
Pat

Anónimo disse...

Et voilà, c'est tout ce que je te souhaite, beaucoup de MERDE! Et, encore à propos de rien, je t'écris en écoutant la première dame de la France qui, en ce moment, chante (?) et parle en TV5 EUROPE. Et ça m'inspire...
Interessante a reacção dos teus companheiros à jornada de trabalho de 24h: a produditividade tem, de facto, muito pouco a ver com o trabalhador. O que já aprendeste sobre organização hospitalar! Bravo!
Gros bisou et à bientôt!