quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Portugais?

"Qui est cinglé, lui ou vous? Un fou nous fait la morale... Francisco est fou, parano, schizo, mytho, portugais... Pourtant il ne s'agrafe pas les testicules sur une porte comme Jackass, il ne se crucifie pas sur une croix tel des fanatiques Philippins, il n'écoute pas Grégory Lemarchal... Par contre, il mange des oeufs. Porquoi?"

Este foi o "mote" para ir, ontem, até ao Theatre de la main d'or, na Bastilha. Peça escrita e interpretada por um Português (Francisco E. Cunha), e aconselhada pela "la tante", fazia prever um serão bem passado.
Começo por descrever o espaço. Uma sala grande, multicolor, com cadeiras e mesas todas diferentes e uns sofas feitos de "desperdicios", acolhe os espectadores que vão chegando ao local, antes de começar o espectaculo. Um cheiro entranhado a tabaco, exala dos poros das madeiras, e a luz dos focos não é suficiente para iluminar, de forma uniforme, toda a sala.
Cerca de 20 minutos apos a hora prevista, as portas pretas que dão acesso à sala de espectaculos abriram-se finalmente, e la entramos. Devo dizer, antes de continuar, que ha 2 tipos de espectadores: aqueles que pagam o bilhete à entrada (foi o meu caso, 8€) e aqueles que são denominados "clientes chapéu", que não pagam nada pelo bilhete e que, no final, caso assim o entendam, e de acordo com o seu agrado (ou desagrado) face à prestação do artista, deixam, à saida, o montante que bem entenderem, dentro de um chapéu estrategicamente colocado.
A sala de espectaculos, não sendo grande, permite, bem aconchegadinhos, albergar aquilo que eles dizem, 120 pessoas. Tem uma disposição em anfiteatro, com uma espécie de tabuas a fazer de bancos e umas almofadas vermelhas aveludadas onde podemos sentar o traseiro.
O espectaculo escrito e interpretado pelo nosso amigo tuga não foi propriamente apreciado por este vosso cicerone. Não sei se por estar imbuido (eu proprio) de um espirito lusitano que não o sabia assim tão vincado, mas o facto é que o nosso comediante acabou por fazer uma parodia aos portugueses o que, se fosse em Portugal, até teria a sua piada, mas não em terras de Marie Currie. Achei que a propria palavra "portugais", expressa varias vezes pelos espectadores franceses, foi dita sempre com "ar de deboche". Portanto, quase tudo aquilo que era suposto ter piada (e que se calhar até tinha) não me fez "rigoler". Contudo, a questão "Par contre, il mange des oeufs. Pourquoi?" é uma pergunta que nos faz pensar e, não sendo necessario grande contexto (a não ser que o artista deixou bem claro e aconselhou toda a plateia a fazê-lo, varias vezes por dia, todos os dias do ano...), deixo-a aqui no ar e, dando um ar de interactividade ao blogue, espero pelas respostas dos meus caros leitores, sendo que a resposta da mana não vale, pois ela ja sabe qual é...

Hoje o dia no hospital foi diferente. Começou pela boa disposição matinal com que acordei, o que fez com que o dia fosse pautado pelas minhas "graçolas" multilingues: em Francês, Português, Italiano, Inglês, gestual, enfim... Onde a vossa imaginação vos levar!
Foi diferente, também, pelo facto de ter tido 3 doentes cuja lingua-mãe era o Português, que é como quem diz um par de conterrâneos e um Angolano que, curiosamente, não falava Francês, pelo que servi como intérprete e tudo. Curioso foi, quando um outro doente, de nacionalidade francesa, apercebendo-se que eu era Português, também começou a falar comigo na lingua de Camões. E porquê? Porque foi emigrante durante 8 anos no Brasil...
O dia terminou, com uma das especialistas a dizer que eu me "débrouille" muito bem!

Assim, estou com o meu espirito de português levado ao rubro! Viva Portugal!

Bien a vous,
Fil

PS: Peço desculpa, mais uma vez, pela falta de acentos. Ainda hoje perguntei ao pessoal do hospital se o "clavier AZERT" em França não tem o acento grave, ou o "é" maiusculo, sendo que a resposta, pelo aspecto do meu mail, ja sabem qual foi...

6 comentários:

Anónimo disse...

Le portugais pas tellement gai pode ter sido mais um connard, mas o facto é que estimulou a tua veia humorística e reavivou o teu pendor nacionalista. Assim, nem tudo foi mau, pese embora a subjectividade controversa dos conceitos... As loas tecidas pela Lusa ao humorista, na tua opinião, é que não seriam muito merecidas.
Estás a construir uma bela imagem no hospital: toubib interprète. Bravo!
Gros bisou et à bientôt.

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras de "La tante" é bom voltar a ver-te/ler-te de bom humor!
Eu, por tua culpa,não digo mais nada...limito-me a sofrer...escrever aumenta a dor!!!
Ai, ai...como sofro!!!
Beijinhos,
Cris

Anónimo disse...

Que bom, que já estás mais bem dispostinho. Pagava para te ver durante a peça, estou mesmo a imaginar a tua cara... Isto é que é uma lata, dizer mal de nós em Paris de França. Se estivesse em Portugal, até podia fazer meia dúzia de peças, com sucesso garantido. Estilo Toni e Zézé? Agora, dar oportunidades aos franciús é que não está com nada! Pelos vistos, continuas... a ser comido. Então não podias pagar, não pagando? Ou seja, ser cliente de chapéu? É o que eu digo...foste só para esbanjar.
Esquece lá de uma vez o problema dos acentos, que a bem dizer está tudo a ..... para isso.
Beijo

Anónimo disse...

Ah, esqueci-me de assinar.

Anónimo disse...

Olá, só para te deixar um beijinho e dizer que já não sofro tanto...fui mudar o penso e agora vou tratar do processo contra o Stº António, a minha cicatriz é GIGANTE!!! (estou a brincar, a Drª Susana foi uma querida!)
Beijinhos, Bom fim de semana!
Cris

Unknown disse...

Hei, Filipe!!!!!
Aqui a tua amiga portugaise que te vai fazer companhia em Janeiro está zangada contigo: mandei-te mensagem tlm e email pelo hi-5 a pedir o teu verdadeiro email e nada. Assim, os teus amigos ficam todos a saber pelo blog que não me ligaste nada.
Mas depois compensas-me em Janeiro.
Coisas importantes 1: imprimi as burocracias necessárias para trabalhar em Paris e fiquei com vontade (apenas momentanea) de ficar em Portugal. Essa vontade passou logo.
Coisas importantes 2: eu e o meu peter pan vamos a Paris visitar o meu chefe frances de 26 a 30 Novembro. La para o fim de semana jantamos juntos, mostras a noite de Paris e o Sena? Se sim diz coisas. Espero que ainda mantenhas o mesmo numero telemovel.
Beijocas
Mariana