terça-feira, 4 de novembro de 2008

A Salle de Garde

Bonsoir à tous!

Hoje comi o iogurte não com o cabo do garfo mas com o quê? Com o cabo da faca... que a colega do lado não utilizou. Devo-vos dizer, em primeiro lugar, para experimentarem com um ou com o outro utensílio e, em segundo lugar, que prefiro o garfo à faca: o cabo é mais largo e funciona melhor como "colher". Reparei hoje, também, e na ausência de guardanapo, que o bordo da toalha de mesa funciona como tal!
Bom, hoje o dia foi semelhante ao de ontem, talvez menos confuso. Como é lógico, este não é o local para vos falar de medicina ou do meu trabalho em si, das indicações para biópsia hepática, das complicações inerentes àquele procedimento, das hepatites B, C, das cirroses de etiologia multivariada, etc, etc, etc... Contudo, é o local para vos falar das logísticas e dos "truc" engraçados que vão decorrendo ao longo da minha estadia por terras de Proust.
Assim, hoje, vou-me dedicar à "Salle de Garde".
A "Salle de Garde" é, na realidade, um conjunto de salas que formam, no seu todo, o 2º piso de um edifício satélite, relativamente grande, ao hospital propriamente dito. É lá que funciona a cantina (ou espécie de...) e onde existem várias outras pequenas salas, todas contíguas umas às outras, onde os médicos não fazem mais do que... pura tertúlia! E que bonito é de ver! Hoje pareceu-me, de facto, um regresso à faculdade.
Todos os internos e séniores mais júniores (não sei se me faço entender... sobretudo para os não médicos passo a explicar: há os muito séniores, os séniores, os séniores júniores - aqueles que já são especialistas mas desde há pouco tempo e que trabalham, ao fim e ao cabo, tanto quanto os internos - os internos complementares, aqui em França não há internos gerais, e aquilo a que chamam "externos" que são os alunos; na realidade, esta hierarquia funciona um bocadinho como as prateleiras: quando mais altas, menos úteis...) de todas as salas do Serviço de hepatologia foram almoçar às 13h (incluíndo eu, claro está!). Chegámos mais cedo do que ontem, pelo que ficámos na sala com as mesas em "U", e só tive de bater em meia dúzia de costas...
O almoço foi divertido, e fiquei a conhecer as regras da "Salle de Garde", além da que já vos havia referido relativamente à distribuição da comida, e que se confirma ser mesmo assim. Assim, a partir do momento em que nos sentamos, não nos podemos levantar a não ser no final da refeição (isto é, não há lugar a evacuar águas estagnadas ou resíduos sólidos); não podemos atender telemóveis, apenas o "bip" (quando o "bip" toca podemo-nos levantar para ligar para o número marcado - acho que no Sto António estamos tecnologicamente mais evoluídos, pois já entramos na era das radiações auriculares, vulgo, telemóvel); NÃO É PERMITIDO FALAR DE MEDICINA À MESA! É verdade! Ao contrário do que se passa no meu hospital de origem, que estamos sempre a falar dos doentes, dos serviços ou mal uns dos outros, aqui não há nada disso!
Estas são algumas das regras. As paredes têm verdadeiros "murais" pintados de "arte" afrodisíaco-pornográfica. Tentarei, em dias ulteriores, tirar uma fotografia (sem ninguém dar conta) a tais obras de arte!
Depois do almoço, é hora do café. Assim, um de nós (em regime rotativo), vai buscar cafés de máquina (e à borla!) para todos, enquanto que o resto da trupe se instala confortavelmente nos enúmeros sofás, ou na sala com cadeiras e matrecos. Muito bom! Muito saudável! E o facto é que, passando todos os dias pelo menos 10 horas no hospital, aquela hora do almoço é, garanto-vos, uma hora bem passada.
Hoje tive a oportunidade de conhecer mais 3 "entes" que falam português. Estes, com sotaque, já que são, vejam só, Brasileiros, e também acabadinhos de chegar, para estágios em várias áreas.

Bom, por aqui me fico, vou descansar. Acho que vou deixar a cozinha para arrumar amanhã. Afinal de contas, hoje, não conto com visitas!

Bien à vous,
Fil

2 comentários:

Anónimo disse...

Que cantina magnífica esta! Eu cá não tenho tal previlégio mas, quando há vinho do Porto à mesa na salinha dos professores da minha escola (atenção, só à hora do almoço- e de vez em quando!), a animação também é garantida!!! E nem necessitamos dessas pinturas eróticas...
Beijo grande com saudade.

Anónimo disse...

Yes we can! É manhã, está cinzento e chuvoso (a metereologia não conhece vitórias, por isso continua triste e indiferente à grande mudança que hoje se deu no mundo), hoje começa um novo ciclo histórico. Nada ficará igual, excepto o teu entusiasmo pela descoberta do TRUC (pluriel trucs), a chamada "coisa" tão portuguesa e o apelativo mural da cantina pitoresca dos "toubibs". Já ouvi chamar muita coisa aos almoços, mas divertido(s) é a primeira vez. Rigolo, queres tu dizer. Mas que grande jornada de trabalho tu tens! Deves chegar bem rotinho a casa e o pior é que o roteiro das igrejas fica suspenso...
Um óptimo dia para ti (eu sei que já começou há muito!).
Gros bisou et à bientôt.