segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Gnomo morto, gnomo posto!

Caros leitores,
os gnomos, esses pequenos seres de que ja vos tenho falado em "posts" anteriores, assemelham-se a qualquer ser humano no sentido em que ha os maus, os bonzinhos e os muito bons. Infelizmente, tal como os seres humanos, os gnomos maus, quando atacam, destroem tudo aquilo que lhes passa pela frente, ao passo que os seres humanos muito bons, pela sua raridade, pouco se fazem sobressair. Seja como for, e tal como "a mana" disse (e muito bem), ontem, o meu computador portatil que me vem fazendo companhia ja la vao uns bons quase 3 anos, crashou. Claro esta, que a culpa foi do conjunto de gnomos que vieram dentro do cavalo de Troia. Os gnomos bonzinhos ainda tentaram avisar (coitados, são simpaticos, mas pouco podem contra os gnomos maus), lançando caixas de textos sucessivas a dizer que o meu computador estava a ser alvo de um ataque. Contudo, os gnomos bonzinhos, algo lorpas, por sinal (dai o diminutivo), nao me deram uma opção valida, ja que a mensagem assemelhava-se ao seguinte: "o seu computador - são, apesar de tudo, educados, não me tratam por tu, apesar do relacionamento ja duradouro - esta a ser alvo de um ataque de virus troianos. O que pretende fazer? Aconselhamos a reparar o seu ficheiro, contudo, caso o faça, tal atitude pode tornar o computador instavel ou, inclusive, suspender funções (que é como quem diz, crashar!)".
Ora bolas, perante tamanha mensagem que diz, à bom Português "isto esta mau, muito mau e vai continuar mau independentemente do que faça", o que fazer? Assim, a minha 1a atitude e, julgo eu, a mais sensata, foi pegar na minha pendrive de 4Gb e passar todos os documentos importantes para la. Meu dito meu feito! Finda tamanha operaçao, os gnomos maus libertaram-se de dentro do cavalo e, numa luta desigual, acabaram com os bonzinhos, os muito bons e... com a minha conta bancaria!!!
Pois é, meus caros leitores... Não estão, vossas excelências, a imaginar que poderia deixar de escrever as minhas notas quase diarias! Assim, hoje mesmo, dirigi-me à fnac do Forum Les Halles e... comprei um ordinateur que... so fala francês! Neste momento, tenho uns super-gnomos a trabalhar para mim, num fantastico processador Intel Core 2 Duo E8400, com uma "vitesse du processeur" de 3GHz, tudo isto num monitor de 24'' WUXGA (1920x1200) X-black LCD com dupla lâmpada (estou maravilhado!) DDR2 SDRAM de 4Go (2x2 Go)(800MHz), com um disco duro de 500Go (!!!! = colossal!!!), leitor E GRAVADOR Blue-ray, Tv e sei-la-bem-que-mais!
Claro esta que os "cons" destes franceses tinham de AINDA usar um teclado AZERT e... não encontro o acento agudo! O que, naturalmente, é grave! (O acento agudo do "é" é uma excepção, pois ja existe uma tecla com essa funcionalidade!)

Portanto, desculpem-me pela falta de acentos que, em determinados momentos, pode parecer dar outro sentido às palavras e, consequentemente, às frases... Vou-me debruçar um bocadinho mais sobre o assunto, que é como quem diz, sobre o teclado, à procura do dito acento.
Entretanto, deixo-vos com uma fotografia da minha nova maquina.



Assim, desejo felicidades para os meus novos gnomos, na certeza de que, caso algum deles se decida a "armar em esperto" e dar-me cabo da maquineta, nao voltarei a comprar outro computador...

Bien a vous,
Fil

4 comentários:

Anónimo disse...

Felicidades para o novo PC; espero que ele saiba conviver civicamente com os gnomos bons (conseguirá distingui-los - é que há lobos que vestem pele de cordeiro!), e também para o escrevente, que agora, passados os sufocos burocráticos, está numa onda de
f(r)icção científica (ou será antes do domínio do maravilhoso?!) Pensei que a mundialização, assim designada pelos franceses a comum globalização, já eliminara essas pecularidades chauvinistas dos teclados. Em tempos já muito idos tive uma máquina de escrever, adquirida em França, com um teclado idêntico, o que provocava atentados graves à saúde da nossa língua pátria.
E, a propósito, acho que conheço o amigo da Cris que trata tão carinhosamente os gnomos... E acho o mesmo!
Gros bisou et à bientôt.

Anónimo disse...

Desculpa lá, mas pela fotografia apensa, parece um daqueles plasmas enoooooormes! Deves ter pago pouco, deves! Também é só para quem pode (que é como quem diz, ganha aquilo que a gente sabe e com que sonho todos os finais de mês...
Beijos (em português, claro, que nunca fui muito boa em línguas...).

Anónimo disse...

olá moço!

imagina tu, que OBS está tão parada que até tempo de te vir espreitar ao teu blogue eu tenho.
Claro está que agora pânico! TropI 23.25 ( diz lá que não tens saudades! ;) ).
Fica bem e tudo e tudo!
beijinhos
andrea

Anónimo disse...

Esqueci-me, mas sou o 2º anónimo. É que não sei funcionar muito bem com isto, ainda não perguntei e não sei se há alguma forma de o nosso nome/cognome/pseudónimo/petit nom.... estar gravado. Mas vou indagar.