sábado, 8 de novembro de 2008

Apesar de tudo, Paris é sempre Paris!

Caros leitores,
Paris continua a ser Paris, apesar dos "cons" que por cá habitam e das suas borucracias.
Assim, pelo fresco da manhã, e aproveitando uma aberta por entre as núvens, pus-me a caminho de um dos locais por onde passo quase todas as noites à vinda do trabalho: Jardin des fleurs e Église Saint Eustache.
Que beleza de igreja! Neste momento, uma das minhas favoritas e quase, diria eu, A favorita. É de estilo gótico mas, como qualquer igreja de Paris, dado ter levado cerca de 1 século a ser construída, tem uns laivos de renascença. Tem uns pilares e colunas enormes, uma luminosidade extraordinária e um órgão magnífico. Foram lá baptizados o cardeal Richelieu, Molière e Mme de Pompadour, sendo que Luís XIV fez lá a sua primeira comunhão (vou propôr que o meu sobrinho também a faça lá... ele havia de gostar!). Dia 6 de Dezembro há um "Oratorio de Noël", de Bach, com 130 músicos, às 20h30. Chego, nesse dia, de Hamburgo, às 19:20, mas acho que vou arriscar e comprar o bilhete...
O Jardin de Fleurs, que fica imediatamente à frente desta igreja é amplo e bonito, com várias fontes. Fica mesmo ao lado do Forum Les Halles e vale a pena passearmo-nos por lá em dias soalheiros. Acabei por ir andando por essas ruas fora, e fui mesmo ter a St Germain, à Gilbert Jaune. Entretanto vim para casa, introduzi uns dados no computador, fui fazer as compras da semana ao Monoprix, e cá estou eu, de momento, a escrever umas linhas. Deixo-vos com as fotografias da Église Saint Eustache que é, a meu ver, um dos pontos a não perder numa vinda a Paris!

Bien à vous,
Fil

4 comentários:

Anónimo disse...

Será que o mano já está mais bem disposto?!? Espero que sim? Quanto à comunhão do sobrinho, lamento desiludir, mas aqui a igreja de Marialoop é quase como a Église Saint Eustache, e fica um bocadinho mais perto!
Beijo grande e bom fim de semana!

Anónimo disse...

Concordo na íntegra. Saint Eustache é muito bonita!
Fico surpreendida a ao mesmo tempo contente. Afinal, esses gauleses são mesmo loucos. Parece-me que em termos de burocracia nos batem aos pontos. E olha que essa de teres de pagar para seres estudante, sem precisares... é fabulosa. Agora já percebo porque ganhavas tanto, ou melhor, porque trabalhavas tanto. Assim, não há vencimento que aguente. E que vai o menino fazer à Alemanha?
Bj.

Anónimo disse...

Boa tarde, querido sobrinho!
Les français sont tout à fait des cons accomplis, je le savais et tu le confirmes. Tens a certeza de que não te passaram a perna? Não foste enrolado nalguma tramóia kafkiana num qualquer 1º de Abril deslocado para Novembro?! Hás-de dizer a esses "beaujonistas" que por cá há uma coisa que o nosso chefe de vendas nº 1 inventou que se chama "SIMPLEX" (há quem diga que é mais o complex, mas para o caso chega a achega...), que os doutores+professores não vão mais à escola por obrigação, nem os engenheiros que fazem os cursos por fax e que as novas oportunidades são mesmo só para os que não têm a escolaridade obrigatória e para uns certos rostos publicitários!!! Os teus paisinhos é que tinham razão, e tu que os sabes ouvir tão bem! Afinal que currículo nocturno é esse? Não há fotografias da noite nem relatos... E eu que pensava que as 10 horinhas no hospital eram mesmo de arrasar! E mais uma igreja... linda, por sinal.
Gros bisou et à binetôt.

Unknown disse...

Burocracia. Sabes de onde vem a palavra "bureau"... pois! Escusava era de ser forrada a imbecilidade!
(Como quando me pediram uma certidão de nascimento com aditamento de casamento para renovar o registo de propriedade do carro, quando até já tinha acabado de levantar o novo BI!!! RRRrrrrrr! "Desculpe mas não serve!...")

E agora és docente-discente, certo?

Artes nocturnas?! Ou estás a falar das tuas incursões pela cidade do Porto, tarde, muito tarde, junto de uma população de trabalhadoras muito específica, a espalhar a Arte-da-Higiene-e-da-promoção-da-saúde-individual-e-da-população-masculina-em-geral?
Se for isso...Quanto a incluir no curriculo... não sei!... Achas?!...

Muitos beijinhos!
É bom ver-te tão animado : )

Pat