sábado, 29 de novembro de 2008

O espirito de Natal!

O espirito natalicio chegou, finalmente, a Paris, e atingiu-me em cheio!
Finalmente, e aproveitando a estadia (ainda que breve) de uns amigos, sai à rua, respirei o cheiro da cidade e voltei a cumprimentar Paris. Que beleza de sitio! Não fiz nenhum percurso novo nem conheci, na essência, novos lugares (talvez uma ou outra rua). Saimos de casa, passamos pelo Forum des Halles, seguimos em direcção à Place des Vosges e la nos demoramos um pouco. Prosseguimos em direcção à Ile de St Louis, atravessamos para a margem esquerda do Sena, entramos pelo Quartier Latin, fomos até St. Germain-des-Prés e, finalmente, retornamos a casa.
Agora, estou de novo so, mas de alma cheia.
Paris esta festivo e o rebuliço das pessoas ja faz notar a quadra que se aproxima. A brisa gelada que nos bate na cara também não nos faz esquecer que o Natal esta à porta.
Assim, não vos vou falar da cidade ou dos locais por onde passamos (remeto-vos para posts anteriores) mas sim das decorações de Natal que Paris nos tem para mostrar.

Começo, precisamente, pelo Forum des Halles:



O Forum des Halles, contruido em 1979, mostra-se aos seus visitantes como um conjunto de galerias envidraçadas que circundam um patio no seu interior, e foi construido no local onde antigamente se realizava o mercado de frutas e verduras. La, podemos encontrar quase de tudo: desde géneros alimenticios, no seu supermercado, passando por todo o material informatico e tecnologico (como na fnac e afins), até lojas de roupa e artigos para a casa. Na realidade, é um espaço luminoso pelo facto de ser envidraçado e, no decorrer de todas as galerias, podemos ver a decoração de Natal conforme expresso na fotografia acima. Não aprecio, em particular, a cor que utilizaram, sobretudo, pelo seu excesso.

Contudo, o cor-de-rosa/ fushia/ como lhe quiserem chamar, esta espalhado um pouco por toda a cidade, desde laçarotes em vitrinas de lojas, a bolas penduradas em arvores, enfim... inclusive, na Place des Vosges, também encontrei o mesmo tipo de decoração que no Forum des Halles. Sera a moda?



As proprias montras das lojas tentam mostrar o seu melhor, e cativar, dessa forma, o mero transeunte para uma viagem ao mundo do cartão VISA e, assim, deixar uns euros nos bolsos dos seus proprietarios. Apesar de não terem sido as montras mais bonitas que encontrei, foram aquelas que fotografei, e ambas na Ile de St. Louis. A primeira, uma loja de brinquedos, dos verdadeiros, dos classicos, daqueles que fazem parte da nossa memoria e que nos fazem viajar ao periodo em que tinhamos 7 anos. A segunda, não é mais do que uma montra de uma loja de chocolates. Nem parece...
Aproveito para dizer que, na Ile de St Louis, e conforme ja vos havia dito em posts anteriores, se encontra uma das gelatarias mais conhecidas de Paris - Berthillon. Apesar do frio, comi um gelado de maracuja. Pura polpa...





E, assim, imbuido de espirito natalicio resolvi, então, comprar o meu sapin de Noël. Apos ponderar se queria um pinheiro natural (e os daqui são bem bonitos), ou artifical, acabei, no final, por não comprar nem um nem outro, mas sim uma "espécie" de pinheiro que podera ser facilmente transportado para Portugal e, assim, ajudar a recordar, para o resto dos meus dias (salvo quando as luzes fundirem mas, ai, é outra historia...), o 1/60avos da minha vida que passei nesta cidade.



Deixo-vos, agora, com uma das mais bonitas fotografias que tirei em Paris, sobre a "Pont Notre Dame", com vista para a Ile de la Cité.



Bien à vous,
Fil

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu queria saber é como é que essa espécie de pinheiro vai chegar a Portugal...
Parabéns pelas fotos e pelo espírito. O meu custa a chegar...
Beijo!

RuiM disse...

Olá Mano (que me perdoe a mana biológica!), ainda bem que o espírito natalício penetrou até ao mais fundo dos teus interstícios! Com tanta oferta que tens em Paris e com tanto espírito natalício, vou começar a delinear a minha lista de quereres e amanhã já ta entrego, em mão, como deve ser...
Abraço apertado do mano (idem)!

Filipe Nery disse...

Com ou sem espirito natalicio, os manos, biologicos ou não, terão sempre um presente à sua espera pelo Natal. Contudo, e como eles bem sabem, não é pelo facto de ser Natal que vão ter presente... O gosto em fazermos o gosto aos outros faz-se em todos os dias do ano, com um telefonema, uma mensagem, uma lembrança. Pena não haver, no mundo inteiro, a capacidade economica suficiente para que as pessoas pudessem dar, pelo simples acto que significa, e so por isso ficarem satisfeitas, sem contar com nada em troca!
Quanto à forma como esta espécie de pinheiro vai chegar a Portugal, julgo que a mana ja deve saber...

Anónimo disse...

Olá Filipe
É a primeira vez que escrevo e talvez seja a última porque não tenho talento para escrever tão bem como tu, mas não resisti quando vi...o cor-de-rosa....o cor-de-rosa/o fushia/ o pink (como eu chamo) é lindissimo e acho que combina com o Natal!!Essas decorações estão o máximo! Adorei as fotografias.(Claro que eu acho isto porque o fushia é a minha cor preferida!)
Ah! Esse pinheiro também é muito engraçado!
Beijinhos
Raquel