segunda-feira, 24 de novembro de 2008

De mau humor!

Caros leitores, desculpem.
Desculpem pela escrita quase "hebdomadaire", desculpem pelo mau feitio que as minhas palavras possam expressar nestes proximos minutos de prosa mas, o facto, é que o meu estado de espirito não é, de forma alguma, dos melhores. Este estado de espirito, que me aflige de vez em quando, justifica-se pela conjuntura astral, dado o facto de ser do signo Gémeos. So isso pode justificar a minha alternância do bom e do mau humor. Isso, ou uma psicose maniaco-depressiva. Em todo o caso, julgo preferir a primeira.
Pois o meu estado de espirito não é devido à saudade, ou à "nostalgia" como estes idiotas dos franceses gostam de dizer (é o melhor termo que conseguem arranjar para descrever a palavra e o estado de espirito que é saudade, tão tipico do ser português; não nego, contudo, que me falta, por vezes, a familia, as gentes conhecidas, vocês, o meu carro, o meu hospital, os meus doentes, os meus colegas de trabalho - não imaginam como é agradavel ligar, quando estou a trabalhar no Porto a um outro Serviço para fazer um pedido ou seja la o que for, e ouvir do outro lado "Ah Filipe, és tu! Como estas?!...), não é devido ao tempo invernal que, tão ajustado a esta época do ano ja se faz sentir, não é devido à cidade que, na realidade, não tenho tido a oportunidade para a conhecer, não é devido à apresentação de 6a feira que, alias, correu muito bem.
O facto, é que vim para um centro europeu de referência de doenças hepaticas e, aquilo que constato, é que não são melhores do que nos em nada: são desorganizados (o numero de processos que se perdem, os relatorios que ninguém sabe onde estão, ...), as instalações são mas (com acento) e, além do mais, estou num regime do verdadeiro "desenmerdanço" (esta palavra existe, la tante?)... Dou-vos, como exemplo, o meu ultimo fim-de-semana de "Astreints", em que era suposto ter uma especialista a trabalhar comigo quer no sabado quer no domingo. O facto é que, sabado esteve no hospital das 10:30 as 13 horas, amavelmente deixou-me o seu numero de telemovel, para o caso de eu ter "qualquer problema" e foi-se embora. Não me perguntem onde é que a senhora estava no domingo, pois também não sei, mas enquanto que o escravo trabalhava a ganhar uns miseros 60 euros pelo fim-de-semana total (!?), imagino que sua excelência se encontrasse no vale dos lençois, sabe Deus a fazer o quê. E ainda falam que os médicos em Portugal não trabalham? Juizo!... Pois é, o balanço do meu quase 1° mês de trabalho não é positivo, de forma alguma. O unico momento que se demonstrou verdadeiramente formativo, até à data, foi a apresentação de 6a feira, pois tal obrigou-me a estudar. Ai, na apresentação, estavam la todos, para fazer perguntas... O meu ultimo slide, apresento-vos mais abaixo. Um conjunto de fotografias do meu Sto Antoninho. Diz quem la estava, que eu olhava para aquele slide com um verdadeiro facies de nostalgia. Ai sim, a palavra foi bem aplicada.

Bien à vous,
Fil





PS: apesar disto, e porque "life goes on", fui jantar, sabado à noite, ao Zanzibar. Um restaurante perto da républica, africano, do qual gostei em particular, pelo espaço fisico e pela companhia que foi excelente (uma quantidade de pessoal italiano, amigo da Antonella, a minha colega sénior, mas junior...). Em breve, quando estiver mais bem disposto, deixar-vos-ei as minhas referências para o "guia das estrelas morfes do Nery".
PS2: Também vou, a partir desta semana, e até ao dia 14 de Dezembro, ter gente a visitar-me. Vai ser bom, também, para me obrigar a sair da rotina!

3 comentários:

Anónimo disse...

Meu queridíssimo sobrinho, todas as palavras que te ajudem a extravasar a ira, a fúria, o descontentamento, o desconforto e o que de mais desagradável te vai na alma são legítimas, aceitáveis e necessárias até para que a catarse se faça, consigas soltar um tremendo UFF! de alívio e ganhes espaço para novas contrariedades (até porque, pelo que tu dizes, ainda a procissão vai no adro...). Vai em frente com todos os "démerdements".
É verdade, que fizeste ao número de tlm da dita cuja especialista? Quanto às tuas dúvidas sobre o que se fará em vale de lençóis, francamente, com a tua idade já devias saber!...
Não duvido de que a tua apresentação tenha sido um momento alto nesse hospital e aquele diapositivo, tão belo que é, não podia ter tido senão o efeito que tu dizes. Gostava de ter visto o teu ar embevecido e orgulhoso. Mas, aquele jantarzinho reconciliou-te um pouco com tudo isso, não é verdade? Até no Outono, já com o Inverno à porta, há Primaveras que espreitam e trazem novos sóis aos dias mais cinzentos...
Espero que a "gente" que te vai visitar te leve um pouco da bruma e dos perfumes do Norte. Aqui também me fazem falta muitas vezes.
Du courage, mon grand!
Gros bisou et à bientôt.

Unknown disse...

Ah!... "uma quantidade de pessoal italiano"!!!
Despertaste-me as mais fantásticas recordações de convívio (fora de Portugal, pelo menos, OK)!
Espero que, senão as melhores recordações profissionais, tragas as melhores recordações de pessoas e situações com quem partilhaste estes um-sessenta-avos da tua vida!!!

Always look on the bright side of life!

Beijinhos,
Pat

Anónimo disse...

Tu de mau humor, eu, triste...hoje foi o funeral da D. Rosa, a dona da casa de Cimo de Vila onde estiveste no Verão.
Há dias assim,
Beijo grande,
Cris