sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O Metro

O metro é uma lombriga que percorre os intestinos desta cidade a uma velocidade estonteante. Velocidade da maquina em si e dos elementos que a vão parasitando em cada minuto.
No metro entra gente e sai gente. No metro vêem-se pessoas bonitas, pessoas feias, muitas pessoas muito feias e poucas pessoas muito bonitas. Vêem-se brancos, pretos, amarelos, gente que gostava de ter outras cores. Gente com mamas, sem mamas, gente que gostava de as ter e gente que gostaria de ter nascido sem elas. Gente nauseabunda, gente Channel N°5. Gente com écharpe ao pescoço, com a écharpe na cabeça, écharpe à cinta e sem écharpe. Mulheres giras e sofisticadas. Mulheres mal tratadas e mal amadas. Vêem-se crianças de todas as idades, o futuro deste pais. Gente com piercing, gente sem piercing, gente com piercing e com piercing e com piercing... Gente que sai e que entra. Executivos, doutores, vendedores, ladrões, professores, gestores, ladrões, bancarios, logistas, ja vos falei dos ladrões? Gente feliz, contente, gente deprimida, ausente... Gente que acabou de receber a melhor noticia do mundo, gente que acabou de receber a pior noticia da sua vida. Gente que entra e que sai. Uma paragem, duas paragens, três paragens, ... "pardon, pardon, PARDON!" ..., quatro paragens, cinco paragens... Gente que sai e que entra.
E assim vai fucionando o metro, dia apos dia, nas entranhas profundas da cidade, sem ver a luz do dia. A melhor, e a pior das invenções!
Assim é o metro de Paris.

Bien à vous,
Fil

Abaixo: Fotografia de 1945 de Robert Doisneau - Le Métro


3 comentários:

Anónimo disse...

Da folha em branco, do pensamento, da letra, da sílaba à palavra, que texto empolgante, cheio de dinâmica e vida foste construindo. Vi-me, de repente, e com as limitações conhecidas, a espiar, a observar e a percorrer os corredores dessa imensa serpente sibilante, a entrar nas carruagens e a deixar-me levar pelo seu deslizar abruptamente interrompido pelos tais "pardon!". Obrigada pela viagem. E nem me sinto cansada...
Apesar do trabalho que vais ter, desejo-te um excelente fim de semana.
Gros bisou et à bientôt.

Unknown disse...

O Metro também inspira...
Estou sem fôlego! : )

Desejo-te um bom e profícuo fim de semana!

Beijinhos, Pat

Anónimo disse...

Pela inspiração que transparece do texto vejo que a apresentação te correu muito bem!!!
Parabéns!
Beijinho,
Cris