quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

UNE TRES BONNE NOUVELLE ANNEE 2009!!!

Caros leitores, um bom ano!

Acabei o ano 2008 em Paris e, vejam so o curioso, comecei o ano 2009 em Paris. Estranho, não?!
O repasto de fim d'ano (eis que os prezados amigos começam a denotar a influência da escrita francesa com uma outra coisa que lhes é particular e à qual eu chamo "comedora de letras", que é como quem diz, o "apostrofo") foi feito ca em casa: camarões, salmão fumado com limão e vodka, roti de porco, queijo, fiambre, foie-gras, tudo "regado" com Sauternes (escolha da sapiente prima).
Pouco depois das 22:30 saimos à rua, rumo à Torre Eiffel, apos conselho dos autoctones ca da terra (colegas do hospital), na esperança de ver a nossa passagem de ano abrilhantada por um extraordinario fogo de artificio.
Fomos a pe (apesar da gratuitidade do metro), pelo que escusado sera dizer que chegamos ao destino perto das 12 badaladas. Deixo-vos uma fotografia que tirei pelo caminho e que dispensa quaisquer comentarios.


(Fotografia tirada na Passerelle des Arts, versando a Ile de la Cité.)


Pelo caminho, fomos passando por "gentes" de todas as raças, cores e feitios, umas mais embriagadas do que outras, umas mais euforicas do que outras...
Chegados ao local, e como qualquer "tuga" que se preze, "armamos a tenda". Isto é, tiramos as taças de champanhe (de plastico, compradas no Monoprix), e colocamos, em cada uma, 12 uvas. Guardamos a abertura do néctar para o momento imediatamente apos o pedido dos 12 desejos, feitos ao ritmo de cada uva deglutida que, como deveria ser e não é (virtualmente impossivel comer uma uva por cada segundo), a cada badalada.
12, 11, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, ... 1... 2009!!!! Beijinhos, abraços, yuppiiiii, urraaaahhhhh e todas as manifestações tribais que possam imaginar. Abrimos a garrafa de champanhe e bebemos. Virtude de termos levado 6 "flutes", de sermos apenas 4, de ainda haver champanhe e um casal de polacos ao nosso lado praticamente "fundidos" um no outro (estava frio...), e imbuidos de espirito filantropico, partilhamos o nosso alcool com aqueles dois seres que, como nos, estavam à espera do fogo de artificio. E, tal como nos, esperaram, esperaram, esperaram e, cansados de esperar, foram embora!
Pois é, caros amigos, não houve nenhum fogo de artificio magistral, apenas uns foguitos, aqui, ali e acola, virtude de iniciativas privadas. Contudo, à meia noite, a torre deixou o seu tom azul-cianosado que ja aqui vos falei para passar a brilhar tipo cristal swarovski.

(Torre Eiffel ao virar do ano)


Contudo, e porque a romaria até tinha semelhanças com o nosso São João, não poderiam faltar os nossos balões a vaguear pelos céus de Paris. Perguntei-me, sem ter obtido qualquer resposta, como é que se deverão chamar os nossos balões de S. João em Paris: "Ballon de Paris?"

No regresso, passamos pelos Champs Elysées (onde a festa também deve ter sido bonita, a julgar pelas 750000 pessoas que por la passaram o ano), e acabamos por fazer todo o caminho até casa, a pé. Claro esta que, não me tendo deitado tarde para uma passagem de ano (pouco passava das 2:30), deitei-me tarde para quem tinha de trabalhar no dia seguinte, e que foi o que aconteceu.


(Champs Elysées, repleto de gente e não de carros, como o habitual)


Um dia apos o outro, um ano apos o outro, e tudo continua na mesma, salvo os 12 desejos ou vontades que temos, suspensos por cada badalada, e que normalmente assim de manterão mais 365 dias, até voltarem a ser renovados na proxima passagem de ano. Esta foi em Paris. A proxima, onde sera?

Bien à vous,
une très bonne nouvelle année,
Fil

3 comentários:

Anónimo disse...

A próxima passagem de ano (ou réveillon...) será onde um Homem quiser (acreditando no Pinóquio cá do burgo ibérico, até vamos ter um esplendoroso 2009, economicamente falando!!!). Que rica ceia! Melhor, só no hospital, suponho eu, pelas descrições pantagruélicas com que vais enriquecendo os teus posts. Pois, eu do fogo de artifício (da moirama) vi menos ainda do que tu; só mesmo os clarões! Então, façamos de 2009 um ano excelente e cá nos encontraremos até...
Gros bisou et à bientôt!

Anónimo disse...

P.S.: (é mesmo POST SCRIPTUM!)
Esqueci-me de te dizer que tomei de empréstimo (dado) a tua bela foto da île de la Cité para fundo do meu PC. 5 estrelas! Merci infiniment.

Filipe Nery disse...

Para 2009 até poderiamos desejar um pinoquio novo mas, o facto, é que pinoquios é o que o nosso pais mais tem, pelo que arranjar um pinoquio alternativo vai ser dificil!
Quanto à fotografia da Ile de la Cité, muito me agrada que circule pelo blogue e que reste nos monitores de alguns computadores de gente com bom gosto!