quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Rien à dire.

Hoje, escrevo para dizer que estou vivo: ainda respiro, a uma frequência de 16 ciclos por minuto, o coração ainda bate, a cerca de 65 batimentos por minuto, abro os olhos espontaneamente, cumpro ordens complexas e digo umas asneiras de vez em quando, mas de forma perfeitamente orientada e dirigida aos eventos do dia-a-dia.

O dizer um impropério em francês é rotina diaria (a minha amiga advogada diria certamente que é chique - concordo com ela) na conversação. Não fica mal, toda a gente o diz, e não tem, a maior parte das vezes (note-se), qualquer sentido pejorativo. De facto, parece-me mais arriscado dizer "connard" do que "merde" e outras coisas afins.
Bom, também não sei porque acabei por escolher este tema. Não sei e, se querem que vos diga, nem me apetece, sequer, pensar sobre o assunto.

Estou fatigado e saturado da desorganização dos franceses. Não se queixe, o povo "tuga" do facto de uma endoscopia ser desmarcada, um exame não efectuado porque o médico chegou tarde, ou que é picado na veia uma duzia de vezes. Garanto-vos, meus caros, que por aqui... é bem pior! Pior, ao ponto de haver doentes que são internados no dia anterior à realização de uma colonoscopia com sedação, devidamente agendada, com o fito de fazer a respectiva preparação, vulgo, "limpeza aos intestinos" e, no dia seguinte, apos passar a respectiva noite a correr para a casa de banho a ...-se todo, e a ter sido obrigado a beber 4 litros de uma agua salina que sabe mal e da vomitos, ver o seu exame cancelado porque não ha anestesista agendado para aquele dia ou o endoscopista teve uma diarreia...
Bom, contudo, tenho aprendido umas coisas, não fosse esse o grande motivo da minha vinda a Paris, e visto casos bem interessantes que me "têm passado pelas mãos".

Hoje, fiquei sozinho mais uma vez. A mãe emigrou para a Bélgica, foi ter com a mana (a biologica). Contudo, na proxima semana, terei o prazer de ter mais visitas (tenho de manter a média). Conto com mais uns primos, não fosse a familia ser numerosa e gostar de andar no "lareu".
Este fim-de-semana, sera de trabalho, no hospital. O proximo, sera de desforra na Bélgica.

Bom, parece-me que ja não escrevo coisas com nexo. Falta-me a inspiração.

Bien à vous,
Fil

5 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei contente por te ler, estás vivo. Aleluia! Nota-se, faltou o apoio afecto-emotivo, foi-se a boa disposição e a inspiração. Mas, esse teu amargo sentir, a que eu chamaria um spleen vagamente irónico, deixa-te um espaço na alma para divagares e acertares umas palavras bem alinhavadas e com nexo. A propósito, acho que connard se escreve mesmo com 2 enes...
Logo, logo, mais umas visitas, a ti e de ti, e volta a boa disposição.
Gros bisou et à bientôt.

Anónimo disse...

hello , meu lindo.
estás com o espirito "embotado" pq deves estar congelado.
o LCR cristaliza antes de chegar a temperaturas negativas.
se sentires chocalhar a cabeça , nao abanes muito porque deve ser o Q I a transformar-se em granizado :)
pois eu trocava de bom grado a tua desorganização pela minha.
o meu "recinto hortícola" está tao mau que quem anda a ....-se , sou eu e olha, ...podia ser a mesma ...., mas sempre se mudavam as moscas!!!!.
come chocolate e bebe uns copos- compensa o sistema limbico razoavelmente bem :)
bjo grande e xi
elsa

Anónimo disse...

Acompanho-te na "solidão" e já agora também na temperatura negativa que por cá se faz sentir.
Hoje tivemos uma surpresa matinal, os flocos de neve que caiam bem, pulverizaram a paisegem que chegou a ficar num tom branco óptico! Cheirava ainda a Natal!

Mil beijos
E

Filipe Nery disse...

Então é disso... Esta tudo explicado! Fiquei com granizado a correr-me pelos ventriculos e pela "espinha" abaixo! Fiquei com o cocuruto congelado, a sinapse deixou de se fazer, e o Tico e o Teco que, normalmente, até estão bem activos, hibernaram...
Se não fosse a minha médica da familia neurocirurgiologa, não sei o que seria de mim! Eternamente na obscuridão do saber! Obrigado!

Unknown disse...

gostei muito de ler o que a elsa escreveu! fiquei logo a saber que todos os problemas de disposição se resolvem com o equilibrio do sistema limbico!
Viva o cocolate! Viva as gomas!!