quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A greve, o metro e o Georges!

"La tante" ja chegou. Não à "passage de l'ancre", mas sim a Paris, e deve, neste momento, estar "engarrafada" no meio do trânsito das ruas desta cidade, perfeitamente caotica em dia de greve. Caotica porquê? Porque, pensando todo o mundo na inexistência de serviços publicos prestados durante toda a jornada, que é como quem diz, nomeadamente e, sobretudo, os transportes (autocarros, metro, RER...), a opção mais razoavel era e foi, para quem tem viatura particular, deslocar-se desta forma. Conclusão: um trânsito perfeitamente anormal por toda a cidade e, pasmem-se, uma regularidade e pontualidade "britânicas" dos transportes publicos, nomeadamente daquele que eu utilizo: o metro. Assim, para mim, foi um dia perfeitamente normal, sem quaisquer intercorrências, nomeadamente no que diz respeito à minha deslocação para e do hospital.

Aproveito os minutos que me restam frente ao "ordinateur" antes da chegada da minha proxima visita, para vos falar um pouco do fim-de-semana anterior, com uma outra visita, também, de uma "blogueira" habitual. Não, não deixo aqui pormenores, mas falo-vos, hoje, do tão ja abordado mas ainda não comentado, "Restaurant Georges", pelo que vos deixo, mais uma vez, a rubrica:

"O GUIA DAS ESTRELAS NERY PARA OS MORFES"

RESTAURANTE: GEORGES
ENDEREÇO: Centro Georges Pompidou
AMBIENTE/ DECORAÇÃO: 4,9 - Extraordinario, fantastico, muito "fashion", com umas vistas simplesmente deslumbrantes sobre a cidade de Paris, avant-garde, com um "décor contemporain industrialo-chic des plus étonnants". Simples, com mesas de suporte metalico, tampo em vidro-fosco com um centro luminoso, e uma jarra com uma rosa vermelha em cada mesa. Sem duvida que o tom da flor contrastava com o ambiente "metalico" envolvente. A noite estava extraordinaria, pelo que a vista era contemplada até ao infinito, com a Torre-Eiffel a ter umas crises luminoso-psicadélicas de vez em quando. Porquê não 5 valores? Devido à musica. Não que fosse mä ou desadequada ao espaço, mas porque estava muito alta.


(Imagem do interior, com vista para o exterior...)


SERVIÇO PRESTADO/ ATENDIMENTO: 4,9 - Ë necessario reservar, claro esta! A entrada, esperava-nos uma jovem de vestido encarnado, gira, muito bem "apessoada" como gostamos de dizer. Confirmava o nome, e o numero da mesa. Depois, eramos encaminhados para o respectivo lugar do repasto por uma outra jovem que, provavelmente estava a estagiar (como eu a compreendo...), ainda de mapa na mão, para saber qual a mesa à qual nos deveria levar, apos a ordem da sua superiora. Os empregados, todos vestidos de preto e de igual. Rapidos no acolhimento e no serviço. Não esperamos nem muito, nem pouco entre os pratos. Foi o adequado.

COMIDA: 5 - UAU!!!! Por forte imposição da companhia, vi-me obrigado a experimentar aqueles bichos que deixam um rasto de "gosma" pelo caminho, tal e qual os personagens dos contos dos irmãos Grimm (que deixam um rasto de migalhas pelo caminho...), e que, em Portugal, têm o azar de se chamar... caracois! Aqui em Paris, tudo mudo de figura, pois chamam-se "escargots", e digo-vos mais, no Georges, chamam-se "Escargots Extraordinaires", onde um conjunto de 6 custa a modica quantia de 15 euros. QUE DELICIA!!! Come-se a gosma toda até ao fim, e rapa-se a carapaça (desconheço o nome cientifico da casota do bicho) com uns palitos de pão torrado!
O prato principal, dispensa quaisquer comentarios: "Le tigre qui pleure". Ë verdadeiramente de comer e "pleurar" por mais! Uma carne tenra e suculenta, com um molho de especiarias e um arroz que, não tendo nada de extraordinario, estava espectacular. A minha dama da noite comeu um "Risotto aux Gambas" que, so pela apresentação do prato, valia a pena deixa-lo tal e qual como veio à mesa. Aguardamos os seus comentarios. Quanto à sobremesa... Hummmm, a sobremesa... "Cracker's cheese cake". Era um cheese cake perfeitamente fora do comum, com um gosto especial, que se derretia na boca. O jantar foi acompanhado por um vinho da região de Bordeus.

RELAÇÃO SERVIÇO/ PREÇO: 4,6 - Ë inegavel que o jantar ficou caro, cerca de 65 Euros por pessoa (La tante chegou a casa), mas valeu a pena... muito a pena!

Total:4,85!!!!! EXCELENTE!!!

Bien à vous,
Fil


(Não sendo habito, deixo-vos uma fotografia minha, na entrada do Restaurante)

4 comentários:

Anónimo disse...

E cá estou eu, "A Dama da Noite" que acompanhou o Fil nesta que foi, sem dúvida, a melhor aventura gastronómica de sempre!

A descrição do repasto corresponde efectivamente à verdade. Tou cour, sem tirar nem pôr. Relmente o meu "risotto aux gambas" era uma verdadeira obra de arte e o "Cracker's cheese cake" não tinha explicação, divinal!!!

Mas, o Fil esqueceu-se de dois pormenores, a meu ver, importantíssimos. Em primeiro lugar uma referencia ao (bom, magnífico, excelente) ambiente que se vivia no George. Pleno de bom gosto e educação e, para além disso (e agora dirijo-me de modo especial às leitoras), o facto de, termos jantado no Sábado, no final da semana da moda Homem de Paris. Bem meninas...foi a maior concentração de homens lindos, maravilhosos, bem cuidados, e charmosos a que já me foi dado assistir!!! E isto, sem qualquer desprimor para o "Cavalheiro da Noite" que, como se pode ver pela foto, também estava um charme!

Obrigada, Fil, por este jantar inesquecivel!

Beijinhos,

Anónimo disse...

...e um beijinho e votos de excelente estadia para La Tante!

Unknown disse...

Petit Nery, depois de saber o que comeste nunca mais vou olhar para ti da mesma forma...
(entao foi a semana da moda Homem em Paris? E eu não sabia disto????????)

Filipe Nery disse...

Suas tolas! So pensam nisso...