sábado, 3 de janeiro de 2009

O sol frio de Inverno em Versailles

Ontem foi dia de descanso no hospital. Tal, deve-se ao facto de, como em todo o mundo, as instituições, no periodo de festas, andarem a "meio-gas". Paris não é diferente de tudo o resto e, assim, o hospital de dia e de semana, onde estou neste momento a trabalhar, fechou no dia 2. Como no dia 1 estive a trabalhar, não me causou qualquer dano moral o facto de ontem ter aproveitado o dia para folgar e, assim, fazer-me passear por Paris com a familia que ainda vai estando por ca, a queimar os ultimos cartuchos.

O dia, ontem, acordou não frio, mas sim, gelado! Tendo nevado um pouco na noite anterior, fomos presenteados, ao sair de casa, com um manto, ainda que pequeno, branco, sobre as estradas, telhados, plantas...

Apos uma viagem de cerca de uma hora de Metro e RER, chegamos a Versailles, assim como um mar de gente. Nesta terra, tudo parece planeado para fazer face aos caprichos dos turistas, pelo que não é nada complicado chegar ao destino.


(Chegada a Versailles: o Palacio, as pessoas e a neblina matinal)

O Palacio de Versailles é grande, sumptuoso e belo. Construido no século XVII no reinado do rei-sol, Luis XIV (que tomou o poder apenas com 4 anos de idade), é o maior Palacio da Europa e chegou a albergar, naquele tempo, cerca de 20000 pessoas. Brutal ! Foi com pena nossa que vimos uma série de galerias cortadas ao publico, para restauro, nomeadamente a opera (ja imaginaram, os meus caros, terem uma opera em casa ? « Oh Maria Antonieta, hoje queres ir a opera ? ») De facto, muito dinheiro foi empregue naquelas obras naquele tempo, dinheiro do proprio rei, claro esta, pois que ele era o estado logo, o tesouro do estado era dele !
Esperamos mais de uma hora para comprar os bilhetes de entrada, numa fila de centenas de pessoas, sob frio cortante, às 10 da manhã. Valeu-nos o chocolate quente que bebemos entretanto, e as roupas « térmicas » que levamos. Descobri que o meu cartão de estudante da universidade de Paris de pouco me vale. Fosse eu saber e teria vindo para ca fazer um estagio ou mestrado em artes. Esses sim ! Esses é que têm todas as regalias de tarifas reduzidas para a entrada de espectaculos e museus. Resta-me a luz ao fundo do tunel, que é como quem diz, as vantagens fiscais no IRS (continua a sonhar, Filipe, continua a sonhar…) !

Como ja referi, o Palacio faz juz ao nome. Desde os portões ao pormenor das pinturas dos tectos, tudo é perfeito e simétrico. O quarto de Luis XIV ficava, como não poderia deixar de ser, exactamente no centro do Palacio, virado a nascente. Rei-sol que se preze tem de ter o astro-rei a entrar-lhe pelo quarto dentro logo no inicio do dia, numa espécie de simbiose, de quem emprega o nome de um e do outro simultaneamente, apenas em sentidos diferentes « rei-sol » e « astro-rei ».


(A capela do Palacio. Pequenina... Muito pequenina...)

Os jardins são outra coisa de colossal. Redesenhados por André Le Nôtre, são um conjunto de alamedas, lagos, jardins, bosques e estatuas. O Inverno mostra-nos uns lagos tomados pela cor branca do gelo, que substitui o azul a que a agua nos habituou. A ausência de flores e de cor não tirou beleza ao quadro. Julgo, francamente, que os jardins, em particular, deverão ser visitados tanto no Inverno como no Verão. Duas estações do ano diferentes, a traduzir 2 belezas distintas mas complementares.


(Os jardins do Palacio, com referência particular aos lagos e canais, gelados...)

Assim, o dia de ontem foi passado, basicamente, em passeio por Versailles, que recomendo vivamente a quem vier a Paris. Ë uma espécie de Serralves, mas para maior… coisa pouca…

Hoje passeamo-nos pela cidade, apos restituição das varias horas devedoras ao sono, em trajectos por ruas da margem direita e esquerda. Passamos pela Place Vêndome, que ainda não conhecia e que é, igualmente, muito distinta.

Amanhã 2/4 da população residente na ultima semana do 2o andar do prédio C da Passage de l’ancre volta ao nosso Portugal, para o nosso sol e calor. Dentro de dias ficarei sozinho de novo, mas não por muito tempo !

Bien à vous,
Fil

PS : Voltarei amanhã com fotografias picantes… muito picantes… com direito a bolinha e tudo !

5 comentários:

Anónimo disse...

Com que nos vais presentear amanhã?!? Estou muito curiosa! Que belo passeio voçês deram, sim senhor! Tenho pena de não ter estado presente...
Beijo grande,

Anónimo disse...

eu não deixo comentário, deixo um protesto. Estou amuada! Sem beijinho, cris

RuiM disse...

Picante? Voltaste ao vinho quente com especiarias? Ou conheceste algum restaurante mexicano em que comeste chili? Vá lá, não nos mates de curiosidade!...

Abraço, abraço, abraço!

Anónimo disse...

um ser trabalhar a estas horas é mesmo frágil... e crédulo.... é bom que cumpras o que prometes....:)
bjo e xi
Elsa

Anónimo disse...

Felizmente que li primeiro o teu último post, caso contrário só de olhar as fotos enregelava. Não vi a BOLINHA DA CENSURA!...
De qualquer forma, com neve é mais agradável do que sob chuva, que foi como visitei Versalhes a última vez.
Continuas a fazer belas fotos dignas de constituirem um futuro album de memórias.
Gros bisou et à bientôt.