segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A greve geral de 29 de Janeiro

Enquanto aguardo pelo envio de fotografias do fim-de-semana que se passou, nomeadamente para vos fazer menção àquele que sera, muito provavelmente, o restaurante que mais pontos tera, até ao fim da minha estadia, aqui, em Paris, no "Guia de estrelas morfes do Nery", escrevo-vos umas palavras sobre os acontecimentos politico-sociais que se vão desenrolando um pouco por toda a parte e, em particular, pela França.



Assim, prevê-se, 5a feira, um dia negro. Não, não é pela chegada de "la tante", pessoa que muito prezo e que aguardo ansiosamente, mas sim pela GREVE que ai vem!
Pois é, que França é conhecida pelo pais das greves (vejam a caricatura feita pelo artista, ha coisa de 3 semanas, quando representou todos os paises da Comunidade Europeia, nomeadamente França, com o seu mapa, e a palavra "GREVE" sobre a sua area), nos ja sabemos, que as fazem de forma regular, também, mas que o transtorno que essas mesmas greves provocam na população em geral, dada a enorme afluência, é que muitos dos meus caros leitores não imaginam.
O facto é que, greve que é greve, deve conduzir a transtorno socio-economico, com impacto suficiente para fazer abalar estruturas. Caso contrario, não seria greve.
Greve que é greve deve, também, fazer as pessoas sair para a rua e fazerem-se passear com cartazes e palavras de ordem. Greve não é para ficar em casa.
Prevê-se, então, que 5a feira, dia 29, a greve tenha uma adesão francamente importante, o suficiente para as escolas ficarem fechadas, os hospitais apenas com os serviços minimos, e que a rede de transportes entre em colapso.
Não sei, francamente, como, e a que horas, vou chegar ao hospital, assim como não sei a que horas chegarä, "la tante", do aeroporto à Passage de l'ancre (não confundir com encre...).
O pessoal do hospital que prevê fazer greve, conta vir a desfilar na parada dos grevistas e, isso sim, é bonito, coisa que se vê cada vez menos em Portugal. Greve que é greve, no nosso pais, é para ficar em casa a dormir mais umas horas, aproveitar para acordar tarde, e babar-se o resto do dia em frente à televisão.
Confesso que fiz, em toda a minha vida que, não sendo vasta, tem sido bem preenchida, 2 greves. A 1a, no meu 10° ano de escolaridade, enquanto aluno e vice-presidente da Associação de Estudantes. Foi uma mobilização colectiva, não propriamente pela não realização das provas globais, mas pelo curso que o ensino secundario estava a levar. Foi o primeiro ano da "nova reforma" no ensino secundario. Estive presente num coloquio com a nossa ex-ministra da educação Manuela Ferreira Leite (onde lhe coloquei uma questão irreverente, à qual não obtive resposta dirigida), e na manifestação organizada na Av. dos Aliados. Foi pena não nos terem dado ouvidos, talvez a educação não estivesse como estä... Talvez não chegassem, os "miudos" ao ensino superior tão imberbes e mal preparados.
A minha 2a greve, fi-la no meu primeiro ano de trabalho, ainda como Interno Geral, e prendeu-se com a proposta do novo diploma governamental, que previa a junção do internato geral e complementar num único patamar, reduzindo os anos de formação, assim como a diminuição efectiva (ja baixo, e as pessoas não imaginam como!) do salario do médico interno, chegando a propor trabalho como "voluntario" no Serviço de Urgência.
Foram 2 dias de greve, com repercussão imediata (e nem eu imaginava como!) no meu vencimento correspondente àquele mês. Algumas coisas mantiveram-se inalteradas, outras não, como em todos os diplomas e em todas as greves! Não fui para a manifestação que ocorreu na capital, pois fiquei a estudar em casa para o exame de acesso à especialidade...

Em França, a greve geral de 29 de Janeiro, visa a situação actual dos salariados, a actual taxa elevada de desemprego, e os planos sociais em vigor. Aconselho uma visita ao sitio oficial da greve, em 29janvier2009.fr (local de onde "tirei emprestada" a imagem que aqui vos deixo).

Bien à vous,
Fil

PS: Pelo menos, nesta "coisa" das greves, os franceses sabem como se organizar!

4 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei exultante ao ler o teu post hoje. Greve?! À minha chegada?! Será um pouco comomreviver o Maio de 68, que é das poucas coisas bem gravadas na minha memória (coitada, como ela está frqauinha...)??? Contra o Sarko bling-bling sempre! Nem que seja para fazer uma marcha a pé de Orly até "au passage de l'Ancre"! Que belo exercício para uma coxa! Penitencio-me pelos dias que vou faltar à fisioterapia... Haja optimismo!
Grosse bise et à bientôt.

RuiM disse...

Viva a Greve!
Greve contra a falta de empregos, Greve contra o excesso de trabalho!
Greve contra o acordar cedo pela manhã, Greve contra o deitar tarde por motivos laborais!
Viva a Greve!
Greve contra a Vida, Greve contra a Morte, Greve contra a Greve!
Viva!

Anónimo disse...

Estou ilucidada.Obrigada.
Beijos mil
E

Anónimo disse...

Boa viagem para La Tante,

Beijinhos