segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O desperdicio no sistema!

Escrevo-vos entre um banho e umas leituras "cientificas", e faço-o a proposito do desperdicio que se vai fazendo por França, nomeadamente no que toca a recursos economicos dedicados à saude nesta terra de "avecs"!
Não sei se leram a noticia do Jornal Expresso do dia 14 de Fevereiro (linda data!) sobre "França - erros clinicos matam doentes em hospitais publicos", devidamente "assinalado" à minha pessoa pela minha advogada, e gentilmente "scanarizado" e enviado como ficheiro anexo por "La tante", dada a minha incapacidade para encontrar o dito artigo no site oficial do Jornal.

O facto é que, e de acordo com o artigo, França é dos paises com as mais elevadas despesas na saude, e apercebi-me hoje do porquê!

De manhã, recém chegado ao Serviço, vi-me deparado com um doente instavel e grave. Toca, então, de lhe "meter" cateteres centrais e arteriais para fazer os medicamentos e monitorizar de forma continua a sua tensão arterial (como se o doente não estivesse assim ha ja mais de 24 horas...).
Dado ter sido esta a minha primeira "vitima" de tais procedimentos aqui em França, ainda não me tinha apercebido dos materiais utilizados para "mise en place" os respectivos cateteres. Pus a mascara e o "barrete", desinfectei-me, vesti-me adequadamente, preparei a mesa com o material juntamente com a enfermeira (é por estas e por outras que os médicos se relacionam bem com as enfermeiras...), pus o cateter central e fixei-o, com fio de sutura. Até aqui tudo bem, e parecido com os nossos procedimentos e materiais (gosto mais do nosso cateter de 3 vias, sou franco, nomeadamente do fio guia, o daqui é uma treta...).
Neste momento coloca-se a seguinte questão:
Diz-me la, oh bloguista, onde colocaste tu a tesoura, porta-agulhas e pinça?
NO LIXO!

Aqui nada vai para esterilizar: vai directamente para o lixo.
Ainda perguntei 2 ou 3 vezes à enfermeira se ela tinha certeza do que estava a dizer ou se havia sido eu a compreender mal, mas não, de cada vez que a questionava, respondia-me o mesmo: LIXO!
O problema ainda foi maior, dado ter colocado os dois cateteres em tempos diferentes, que é como quem diz, deitei 2 kits... ao LIXO!

Sabem que mais?
La quero bem saber! E ainda falam de crise...

Bien à vous,
Fil

7 comentários:

Indefinições disse...

E eu a dizer-te para poupares a água do banho, quando andas a deitar material médico ao lixo....

Anónimo disse...

Não deites nada ao lixo, guarda, e vendes tudo aqui como material importado de primeira qualidade, em segunda mão (mas excelentemente qualificada, a mão, claro!). Ainda acabas em benemérito se o cederes gratuitamente, em cerimónia faustosa e adequada para o efeito, com busto incluído (trata da musculatura, sai mais estruturado... -:) É dos desperdícios que se fazem países civilizados e evoluídos. Aprendeste mais uma coisa útil aí pela Gália.
Gros bisou et à bientôt.

Anónimo disse...

olá!
acho que te propuseram um negócio infalível.
aposto que o teu material "disposable" funciona melhor que o meu com durabilidade perpétua(mesmo qd já nao funciona).
tu angarias o material e distribuis por aqui.
podes começar pelo meu Bloco, que está carenciado de tesoura que corte , pinça que pince.....
podes fazer na mesma a cerimónia que sugere la tante.
podes tratar da musculatura tambem :)
beijo
Elsa

Unknown disse...

Filipe! Tambem se deitam as pinças e as tesouras ao lixo no meu hospital! Tambem eu perguntei 2 vezes a enfermeira e ela, por duas vezes, me disse LIXO! Fiquei com uma cara de espanto tal que ela deve ter pensado "coitadinhos dos portugueses, reciclam tudo, não têm dinheiro para mais...". Já agora, tambem li a noticia do expresso (enviada pelos meus pais) onde estava o meu pitie salpetriere na linha da frente dos erros medicos e de enfermagem...Como dizem os fanceses, "C'est le bordel!!!!!!!" Vive la France!!!

Anónimo disse...

Eu acho que reciclar é coisa de pobre!
Em França, deita-se fora, claro, é chique!!! Mas tem de ser feito com um ar displicente, ou mesmo ar de desprezo, assim como aquele ar que eles deitam a qualquer não francês...
He! He! He! Eu hoje estou péssima! :-) É do stress, não ligues!
(e a cho que a sugestão da La Tante é um óptimo nicho de mercado!!!)

Beijinhos,

Filipe Nery disse...

O material que deito ao lixo, não é porque quero, é porque me obrigam!
Contudo, vou começar a guardar tudo, dentro do bolso da bata, cheio de sangue de doentes infectados com o virus da hepatite B, C e todas as outras que por ai andam e nem sabemos!
Guardarei para levar para o meu Sto Antoninho, para que a Elsa tenha material suficiente e bom para trabalhar! Ainda bem que disseste isso depois de "La tante" ter passado pelas tuas mãos, não uma, mas sim, duas vezes!
A prova provada de tudo aquilo que disse esta bem patente no comentario da Dra Brandoa.
O proximo kit que deitar fora (e que hão-de ser poucos, a partir deste momento...) sera, apesar de tudo, com o ar (da palavra dificil) que a minha advogada "postou", estampado da face!

1/2 disse...

Os Gálicos estão completamente OUT.
Vem-te embora JÁ ! Que gente brega.

Mas cuidado não tragas as tesouras contigo, facarás na mesma sem elas!
Coloca-as na valise que vai para o Stº António!
Aha ha ha ha