terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

As rotinas e as novidades!

Todos os dias o mesmo gesto:
Meto a chave na fechadura e rodo 2 vezes para a direita, fruto de ter rodado a mesma chave na mesma fechadura, duas vezes para a esquerda, onze horas atras. Abro a porta, acendo a luz da cozinha no interruptor que esta imediatamente à minha esquerda. Dou um passo, dois passos, três passos, e paro. Curvo-me para chegar aos pés e tiro os sapatos. Calço os chinelos que estão por baixo do banco comprido, e nunca sei se hei-de calçar os brancos ou os cinzentos. Acho que depende do estado de espirito. Hoje, calcei os brancos. Sem sair do mesmo lugar, ligo o primeiro aquecedor que esta mesmo à minha direita. Entro na sala, ligo o segundo aquecedor (que estä, agora, à minha esquerda), e acendo as luzes da minha pequena arvore de Natal que esta em cima da mesa desengonçada e que serve de apoio. Natal, em minha casa, é todos os dias! Continuo o meu caminho, sempre em frente, até ao quarto. Ligo o computador, contorno a cama, acendo uma das luzes da "mesinha de cabeceira", e acendo o terceiro aquecedor (afinal, sempre é Inverno em Paris...).

Esta é a minha rotina, e pela qual anseio todos os dias, no final da jornada: significa que terminou mais um dia de trabalho.

Desde ontem que mudei de Serviço, apesar de me manter e continuar na hepatologia. Trata-se de um Serviço de cuidados intensivos, com 8 camas (so!), para 8 doentes mal dos "figados".
Ë, sem duvida, muito mais a "minha cara" do que o hospital de semana onde estava anteriormente. Voltei à minha vida anterior dos cateteres centrais, entubações, doentes ventilados, e, ao fim e ao cabo, das situações limite da vida. Voltei às adrenalinas, noradrenalinas e dobutaminas (ca não se usa a dopamina), voltei às hemofiltrações continuas, e aos "bichos ruins" que carecem de antibioticos de "larguissimo" espectro. Muito me lembrei, hoje, de uma colega microbiologista do meu Sto Antoninho, quando me ligaram para o Serviço a dizer que um doente tinha uma Stenotrophomonas maltophila nas secreções bronquicas, resistente a tudo, menos à ticarcilina.

Descobri, no Serviço, que uma enfermeira "arranha" o português, virtude de ter um "copin" "Tuga", de Espinho. Sabem o que ela ADORA em Portugal e, em particular de Gaia? Os nossos shoppings! Valha-nos Nossa Senhora de Fatima, também ela bem portuguesa! Mas sabem o que mais? Faz-me falta o Gaiashopping e a Fnac aberta ao domingo, faz-me falta o Arrabida e os seus cinemas monumentais (lembram-se de vos ter falado, ha uns tempos atras, que fui ao cinema em Montparnasse? Não? Paciência... Bom, lembram-se da Sala Bébé, um cinema muito pequenino que ficava na Praça da Batalha? Também não?! Estamos mal... O facto é que o cinema em Montparnasse era ainda mais pequeno que a Sala Bébé, pelo que a intitulei de "Sala Fetal", ou "Sala Feto", conforme o entenderem. Por isso é que digo que também me faz falta o Arrabida. Não que fosse la muitas vezes, para assisitir a um filme, mas o facto é que é diferente quando sabemos que temos as nossas coisas mesmo ao lado...).
Ha, também, uma enfermeira portuguesa, mas... "pas de chance! Je doit, de toute façon, parler avec elle, toujours en Français, si non... on arrive jamais!" Nasceu em Aveiro, mas veio pequenina para França.
Também aqui, ao fim do dia, vem um radiologista fazer as ecografias pedidas, aos cuidados intensivos. Imaginem a minha alegria quando vi entrar uma colega brasileira! "Oi, cara! Tudo legal?!"

Bom, apesar de mais "stressante" é, também, mais motivante, o sitio onde estou. Loge de mim, ha uns tempos atras, nomeadamente apos ter acabado o meu estagio de meio ano de cuidados intensivos, imaginar-me a trabalhar, durante mais 3 meses, noutro serviço semelhante!

Fico, em dias alternados, com o BIP 1010, para onde liga toda a gente, de toda a França, até às Antilhas, a pedir opiniões sobre doentes, e a "tentar vender" os doentes ao nosso Serviço. Tem piada, mas uma responsabilidade acrescida.

Bom, estamos quase a meio da semana, e estou ansioso por 6a feira. Sera dia de confraternização com a prima Lamivudina, com o Stentologo Andrey e a sua cara metade, para um jantar, presumivelmente, no KONG.

Por aqui me fico,
bien à vous,
Fil

6 comentários:

Anónimo disse...

Fico feliz por te ver mais entusiasmado! Beijinho

Anónimo disse...

olá ucipiano!
de repente lembraste-me o meu dia de trabalho!
:) por cá eu peno na outra UCIP.
beijinhos
andrea

Anónimo disse...

Ola!
UCIPiano! Que saudades da ronca...
Parece me que esta area é a mais a tua praia... Coragem e alegria no trabalho e fora dela também!
Bisoux

Anónimo disse...

Tens andado assim tão ocupado que deixaste de nos relatar a tua mais do que exaltante rotina de rapaz maduro, ao encontro da felicidade tranquila que apenas os anos trazem?! Está muito realista a narrativa do teu dia-a-dia! Verdadeiro Nouveau-Roman! Acompanhei-te até ao terceiro comutador do aquecimento, com ruídos e tudo... eu, e todos o(a)s demais que por aí passaram. Pas vrai?! Por cá também está tudo na mesma como a lesma, mas sempre há um pingo de chuva diferente ou um raiozito de Sol renascido... Preciso de novas!
Bom fim de semana!
Gros bisou et à bientôt.

Filipe Nery disse...

O entusiasmo tem dias.

Contudo, gosto francamente mais do que estou a fazer agora, apesar do apoio minimo por parte dos maiorais. Em portugal trabalhamos bem, MUITO bem!

O trabalho no hospital, cerca de 11 horas por dia, 55 horas por semana em dias uteis (continuo sem saber qual deveria ser o meu horario), deixa-me pouco tempo com a devida paz para escrever umas palavras, mas la vou tentando, vou tentando...

1/2 disse...

Vou amanha guardar e arrumar a minha Árvore de Natal! nem dei conta que se passaram alguns dias, os suficientes para as pessoas se rirem quando a vêem ! Há que quebrar rotinas, faz tudo em marcha - atrás
ou de olhos fechados, ou ainda com a mão esquerda! Diverte-te e ÂNIMO!
Milbeijos