quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Dos passeios ao Benoît: a curta estadia de "La tante"!

Ë costume dizer-se que quando estamos bem, ou nos sentimos bem, o tempo passa mais rapido. Como é logico (e la diz a ciência que cada dia tem 24 horas, cada hora 60 minutos, cada minuto 60 segundos e por ai fora), os dias duram sempre o mesmo tempo. Contudo, dizemos, também, que quanto mais velhos somos, mais rapido o tempo passa, e tal, prende-se com a "relatividade" do tempo, que é como quem diz, 1 dia para uma pessoa de 80 anos, corresponde a uma unidade de tempo bem menor do que 1 dia para uma criança de 8.
Tive a companhia de "La tante" até hoje e, o facto, é que a semana passou demasiadamente rapido. Rapido porque ainda "ontem" ela chegou, rapido porque hoje ja voltou para o nosso pais, rapido porque não conseguimos ter tempo para fazer metade das coisas que desejariamos ter feito.
Contudo, e apesar de ter trabalhado todos os dias durante a sua estadia comigo, ainda demos uns passeios, alguns dos quais vos deixo aqui o relato, saboreando uns chocolates da "Maiffret" (ver sitio na internet: www.maiffret.com), que "La tante" gentilmente me ofereceu.

No dia da sua chegada demos um passeio nocturno. Não, não foi o "passeio dos tristes", mas sim um passeio até St Germain, onde jantamos (acento agudo) num restaurante italiano. A minha vontade de comer pizza sobrepôs-se a qualquer vontade de "La tante" para comer algo de mais requintado, pelo que nos ficämos, mesmo, pelo italiano que, alias, ja era do meu conhecimento, ja que la tinha ido com a Dra Brandoa (naquela altura, foi ela quem comeu pizza, e o aspecto da dita cuja deixou-me a salivar, qual cão de Pavlov, até à chegada de "La tante"). A pizza estava muuuiiiitttoo boa!

Continuando os nossos passeios gastronomicos, jantamos, salvo erro, no dia seguinte, no Café Hugo, na Place des Vosges, fizemos 2 repastos no "Chez Nery", o primeiro deles, com umas coquilles St Jacques compradas numa patisserie/ boulangerie da Rue Montorgueille, devidamente acompanhadas por uma sopa Royco e com uma religiosa no final; o segundo, confeccionado por "La tante", uma deliciosa omelete de crevettes, com uma tarte tatin (tem este nome em homenagem a "La tante").
O apogeu dos repastos deu-se no dia de ontem, com um jantar no Benoît, que merece um lugar na rubrica:

"O GUIA DAS ESTRELAS NERY PARA OS MORFES"


Fotografia 1 - Fachada do Restaurante "Benoît"


RESTAURANTE: Benoît
ENDEREÇO: 20, rue Saint-Martin, 75004 Paris
AMBIENTE/ DECORAÇÃO: 4,3 - Desde 1912 que o restaurante existe, aqui, muito perto de casa. Simples por fora, mantém, no seu interior, a tradição, e uma tentativa de modernização, sobretudo ao nivel da apresentação dos pratos. Alguns dourados, cortinas de renda fina e pratos Limoges com o monograma do restaurante. Não é excessivo. Não ha musica ambiente, o que até pode ser bom. Tem 3 salas contiguas e uma outra no andar superior, para grupos. Gostei do espaço e do ambiente. O restaurante tem um lema: "Chez toi Benoît, on boit, on festoie en rois"

SERVIÇO PRESTADO/ ATENDIMENTO: 4,4 - Não foi necessario reservar, mas fomos cedo e era um dia de semana. Varias pessoas com varias funções. Ha o funcionario que nos "acolhe" e indica a mesa, o outro que traz o menu e toma nota do pedido, o outro que traz a comida, o outro que troca os pratos a meio, enfim... uma série de "outros" que, de vez em quando, até chateia! Se poupassem nos funcionarios poderiam, talvez, reduzir o custo final! Contudo, todos muito bem apresentados, com um atendimento relativamente rapido, e uma espera entre pratos que não foi demasiada.

COMIDA: 4,8 - Uma excelente nota, quando tenho em comparação o "Georges". Não comi entrada, mas "La tante" comeu uma sopa. Julgo que tinha bom gosto ("La tante", sem duvida, e a sopa também!). De seguida, comi umas Coquilles St Jacques (bem sei, começo a ficar com pouca imaginação, mas queria experimentar umas coquilles confeccionadas no momento da sua degustação, e não aquecidas no grill do micro-ondas!), e "La tante", um faisão - muito bom, com gosto requintado. Terminamos a refeição com uma Tarte tatin e um Millefeuille, ambos muito bons, e café. Gostei da apresentação dos pratos, gostei do sabor.

RELAÇÃO SERVIÇO/ PREÇO: 3 - Peço desculpa mas, apesar de ser um optimo sitio para se ir, para se estar e para comer, o preço que pagämos dava para ir ao Porto comer a casa dos paizinhos, uma comida caseirinha (um bacalhau assado no forno humm!) e voltar a Paris!

Total:4,12 Teria sido bem melhor se não fosse o preço final. Deixo-vos uma fotografia que tirei à conta. Vejam o preço do café...
Valeu, de facto, a super-companhia!!!


Fotografia 2 - "A dolorosa"


Voltando um bocadinho atras no tempo, domingo fomos passear, depois da minha jornada de trabalho, a La Villette, à "Cité des Sciences de Paris". Foi pena o frio que se fez sentir (prova disso foi a queda de neve do dia seguinte), mas os dois filmes que tivémos a oportunidade de visionar, ultrapassou qualquer desregulação no termostato do planeta terra.

Começämos pelo planetario: um filme de cerca de 25 minutos sobre as grandes colisões espaciais. Verdadeiramente espectacular. Tudo começa não na origem do universo, mas sim nas cadeiras fantasticas-ultra-confortaveis com que nos brindaram. Dä vontade de fazer uma soneca. Contudo, a tela, sobre nos, a forrar toda a cupula do planetario, faz com que a nossa tendência para cerrar os olhos seja sobreposta pela espectacularidade do filme. Chega a ser vertiginoso, e da mesmo a noção de estarmos a flutuar no espaço. O filme fala sobre a colisão dum asteroide com o planeta Terra que poderä estar na origem do nosso planeta secundario, assim como a colisão de um outro meteoro com a Terra e o fim da era jurassica. Vale a pena assistir.

De seguida, fomos a La Geode. Ë, por fora, um verdadeiro monumento futurista. Por dentro, um monte de betão mal acabado, provavelmente por mão-de-obra portuguesa, com uma inacessibilidade inacreditavel para pessoas com algum "handicap" fisico. Depois de muito subirmos, e de nos entregarem uns oculos à anos 60 que nos permitiram o visionamento do filme em 3D, la nos imbuimos de espirito juvenil, e assistimos a 80 minutos de um "fantabulastico" filme de desenhos animados, mais propriamente, de moscas que pretendiam fazer (e fizeram) uma viagem à Lua, com o nosso Armstrong. Muito giro o filme. Aconselho vivamente!


Fotografia 3 - La Geode

Assim, o "bilan", e porque estamos, ao fim e ao cabo, numa altura de "bilans", da estadia de "La tante", não poderia ser mais positivo. Gostei muito de a ter por ca, e ajudou-me a passar uma semana nas melhores condições possiveis.
Pobre, é certo, mas feliz!

Bien à vous,
Fil

2 comentários:

Anónimo disse...

Ai, mas que saudades!

Agora, cada vinda aqui tornou-se um momento de pura nostalgia!!!

Com sabes, o Benoît despertou a minha atenção e disse que ficaria para a próxima...agora, já não estou tão certa disso!!!

Um grande beijinho,
Cris

Anónimo disse...

O Nescafé teria ficado mais em conta! Haja saúde (e vontade) para o ganharmos...porque a vida são dois dias!
Beijo grande ao anfitrião e à hóspede!!!