domingo, 15 de fevereiro de 2009

"Nous sommes la priorité!"

Era uma vez um Hospital e um Serviço dedicado ao figado. Era uma vez um Senegalês, uma Tunisina e uma Francesa, todos internos do Serviço. Era uma vez um curso numa 6a feira à tarde, a que todos os três desejavam ir. Era uma vez uma discussão inicial (mas civilizada) entre as internas Tunisina e Francesa a proposito de quem ficaria a tomar conta do "Castelo". Era uma vez uma especalista francesa ranhosa que decidiu intervir, e era uma vez uma frase racista e xenofoba "Nous sommes la priorité!". Era uma vez uma decisão unilateral tomada por franceses e pelos franceses, como se todos os outros que trabalhassem com eles valessem "zero", a não ser para "tapar buracos... Era uma vez uma Tunisina furiosa que passou mensagem ao Senegalês. Era uma vez um Senegalês louco, furioso, desvairado a gritar pelos corredores. Era uma vez uma Tunisina e um Senegalês que, com "mais esperto na cabeça" sairam sem que ninguém desse por ela do hospital. Era uma vez uma interna francesa que ficou lixada a tomar conta do "castelo"!

Isto, meus caros leitores, passou-se na 6a feira, no Hospital. Ë vergonhosa a mentalidade destes meus "cicerones" franceses, num episodio que so vem de encontro ao que ja pensava e sentia.
Contudo, limitados por um cérebro xenofobo mas, contudo, pouco inteligente, foram suplantados de uma forma cabal pelos colegas africanos que rapidamente decidiram sair sem que ninguém desse por nada, nomeadamente a colega interna francesa...

Faltam 10 semanas, mais 10 semanas e isto acaba...
Vai-me ficar na lembrança Paris, mas uma ideia perfeitamente acabada sobre o que são e como são os seus habitantes autoctones!

Escrever-vos-ei mais tarde.
Bien à vous,
Fil

3 comentários:

Anónimo disse...

Grandes africanos! Não é África o berço da Humanidade?! É assim que o norte e o ocidente africanos se unem para derrotar uma especialista francesa xenófoba e, também por isso mesmo, pouco inteligente. E lá se foi a "priorité" que ficou, como a fada má (bem madrasta!), senhora do castelo. E o portuguesinho interno atento à jogada... :)Bravo, mon très cher neveu! Goza entretanto tudo o que essa espantosa e sempre surpreendente cidade tem para oferecer (não esquecer a saborosa "pâtisserie") e que te não restem lágrimas de saudade desses gálicos.
Gros bisou et à bientôt.

Filipe Nery disse...

Vou tentando aproveitar, minha tia! Faço um esforço de gigante! Ca te espero não tarda nada!

1/2 disse...

Quase que lhe ia ao fucinho.....