sábado, 7 de fevereiro de 2009

E porque Paris não é so (acento agudo) trabalhar...

Mais uma semana de trabalho terminou (a 13a), um pequeno ciclo se fechou (terminei os meus "trabalhos" em Sergent A - Hospital de semana), e mais um fim-de-semana que começa, diferente do habitual, pois não tenho nem trabalho no hospital, nem amigos ou familia ca em casa.

O final da semana não poderia ter sido mais bem conseguido.
Ontem à noite, virtude de ter mais colegas "Tugas" em Paris, e desses colegas "Tugas" terem, por outro lado, os seus colegas de trabalho, fui a um jantar de aniversario de alguém que não conhecia.

Passo a explicar:
A Dra Brandoa, colega, amiga e companheira de aventuras em Paris, instalada na Casa de Portugal na Cité Universitaire (e bem instalada, posso assegurar-vos, não fosse o cheiro a restaurante chinês que teima em pairar nos corredores da residência, consequência de vivermos numa aldeia global, e a casa de Portugal dar, também, guarida, a estudantes de olhos em bico) encontrou a Dra Manöloga (atribuo-lhe este nome pelo facto de ser interna de ortopedia - no Sto Antoninho - e estar por ca a fazer um estagio na Clinica da mão - vejam so a especificidade!) no inicio de Janeiro, na casa de Portugal.
A Dra Manöloga, que estara por ca apenas até ao final do mês de Fevereiro (esta quase, esta quase...), tem os seus colegas ortopedistas, na sua maioria, também, estrangeiros. Mantém-se, assim, a minha teoria da falta de pessoal médico francês, capaz de dar resposta às necessidades/ carências de médicos deste païs.
Ora, uns desses colegas da Dra Manöloga, Belga, que conhece muito bem Tielt (?!), pois habita perto (Brugges), fez ontem anos. Assim sendo, convidou quem conhecia e que não conhecia para a sua festa de aniversario.
Fui ter à Cité Universitaire (idealizada em 1920 por Émile DEUTSCH DE LA MEURTHE, um industrial francês preocupado com a falta de alojamento para os estudantes de Paris, e aprovada pelo ministro da Instrução Publica da época, André HONNORAT, começou a receber os seus primeiros "hospedes" em 1925; tem varias casas, patrocinadas por varios paises, com a obrigatoriedade de cada casa alojar uma percentagem bem definida de pessoal estrangeiro que não aquele que "toma o nome da casa"; a Cité conta com 40 casas, nomedamente a de Portugal, a qual é patrocinada, como não poderia deixar de ser pela Fundação Calouste Gulbenkian; tem um "ar" futurista e, no seu interior, 169 alojamentos) com as Dras Brandoa e Manologa, assim como com o aniversariante, residente na Casa de Espanha. Por influência da minha prima "Nice" (não se esqueçam: sotaque em inglês), levei-lhe uma garrafa de Sauternes, com o devido conselho de ser bebida bem fria... Acabou por ser o presente dos 3 "Tugas".
Dali, fomos até ao restaurante que, como não poderia deixar de ser, teria de ser uma cervejaria Belga: "Academie de La Bierre" - sem duvida, um excelente sitio para levar o meu cunhado na sua proxima visita a Paris, dentro de 15 dias.
Encontrei, no estabelecimento, o seguinte aviso:



E então? Tenho, ou não tenho razão? talvez devido ao aviso, houvesse tão poucos franceses...
Comi uns mexilhões excelentes mas que, ainda assim, não competem no mesmo campeonato dos mexilhões cozinhados pela minha mãe, e bebi uma cerveja de 9°... Sai dali quase a cantar o fado...
Além dos três portugueses, havia gente da Bélgica, Tunisia, Suiça, Australia, enfim... um total de 12 pessoas, tudo muito bem disposto e humorado. Parecia de novo retornado aos tempos da faculdade e, confesso, soube bem.

Depois, seguiu-se uma incursão à noite de Paris. "Para onde vamos, para onde vamos?" A escolha recaiu sobre o "Bairro Latino", uma discoteca na Bastille. Chegämos ao local cerca da 1:30, e deparämo-nos com o facto de se ter de pagar 20Euros (não muito diferente do preço a pagar num estabelecimento idêntico na cidade do Porto, julgo eu) e, mais grave, do espaço fechar as portas às 2:30! Meus Deus! Estamos em Paris ou na parvonia?! Uma discoteca na capital de França fechar portas às 2:30?! Bom, demos meia volta e acabämos por ir a uma rua so de bares, também ela na Bastille, e enträmos num bar Cubano, o Havanita.

Seguiu-se, para mim, uma caminhada de 25 minutos até ao 223 rue Saint Martin, e uma soneca reparadora!

Hoje, é dia de estudo e, sobretudo, tratar das estatisticas destes ultimos 3 meses de trabalho, pois que médico que é médico, tem de ver muitos doentes, traduzidos em muitos numeros, para ficar bonito no relatorio final. Enfim...

Bien à vous,
bom fim-de-semana, e para todos os meus colegas do Porto, uma boa urgência, pois, se não estivesse em Paris, estaria, hoje, a trabalhar...
Fil

4 comentários:

Unknown disse...

Uma bela noite, sem dúvida, tenho pena de não o termos feito mais cedo. Escrevo da janela do meu quarto, a ver a neve a cair (Cruzes! Ontem estava sol!) e cheia de sono... Comi pela primeira vez uns belos mexilhões e conheci uns colegas nada "cons", que me faz ter pena da Dra. Manóloga ir embora em breve...mas não sem antes fazer outra "petit fête" igual!
Até logo, Filipe!
Dra. Brandoa

1/2 disse...

A 13ª terminou em beleza, bom preságio, não? !!!! Grande noite e bem merecida, mas, ainda há que tentar outros sitios bem divertidos da capital e de certaza que não fecham tão cedo : CABARET / BUDA BAR e sempre o maravilhoso Bain Douche!

Só para reterem alguns nomes!

Um feliz FDS!
E

Anónimo disse...

Há quem não goste do 13, eu gosto e para ti a 13ª, como diz a E, 3tc, há presságios com desejos de continuidade e renovação... Enfim, só, solteiro, excelente indivíduo do sexo masculino e pronto para o pagode! Haja folia! Foi bom, só te faltou o gostinho caseiro dos mexilhões. Fica para breve, se a destinatária da mensagem continuar atenta.
Agora imagina... mutatis mutandis, qual seria a freguesia em certos locais lusos se houvesse um letreiro daqueles? Nem passavam a linha imaginária da fronteira (já não há guardas fronteiriços...).
Agora, a despropósito, continuo no estaleiro... até passar definitivamente para a prateleira dos desperdícios.
Uma excelente semana.
Gros bisou et à bientôt.

P.S.: Gostava tanto de continuar aí contigo!

Filipe Nery disse...

Foi uma noite bem passada e divertida. Ha que aproveitar estes momentos. Caso contrario, o que se leva desta vida?

Sabias, 3TC, que, sem saberes, acabaste de te auto-nomear com o nome dum analogo nucleosideo utilizado para tratamento da hepatite B? (apesar de cada vez menos...). A partir de agora seras, em vez da prima "Nice", a 3TC, ou Lamivudina, eh! eh!

Também gostei muito de te ter por ca "La tante", e não tarda nada, por ca estaras novamente. Recupera, minha tia, recupera...