sexta-feira, 24 de abril de 2009

Um cheirinho de México, em Paris!

O extase de que falei ontem, deu lugar, hoje, ao cansaço. Por vezes acontece, e é directamente proporcional ao número de horas que se trabalha, e ao tempo que se passa no hospital. Hoje cheguei a casa ainda mais tarde do que o habitual.

Não vou ocupar muito do vosso tempo, nem fazer gastar muita tinta à impressora da minha prima. Hoje tenho um objectivo bem concreto, e vou directamente ao assunto:
SALLE DE GARDE, O ALMOÇO MEXICANO!

Ontem foi um dia diferente na Salle de Garde (não, não puseram colher para comer o iogurte), e resolveram fazer um almoço mexicano. Duvido, contudo, que tudo aquilo que lá comi, ontem, fosse típico do México, mas que lá que era bem condimentado, era...

Mal lá chegámos, e no corredor que dá acesso à sala maior, e onde costuma estar o "cobrador" das refeições, deparámo-nos com uma grande mesa com uma série de entradas, salgados, sumos, vinhos e espumantes. Servimo-nos dos aperitivos e por ali ficámos uns 5 minutos.




Seguimos para a sala e sentámo-nos. Estranhamente, e apesar de já passar um quarto de hora das 13 horas, fomos os primeiros a lá chegar e a tomar o lugar. Começaram, então, a servir as entradas: uma salada (com molho francês) e uns crepes com uma massa mais dura do que a habitual, com camarão e um molho picante. No momento em que comíamos, chegaram 3 verdadeiros mexicanos, trajados a rigor, e começaram a cantar músicas da sua terra. A boa disposição, que já existia ainda antes da sua chegada, melhorou ainda mais, e o almoço foi uma animação.





O prato principal voltou a ser uma espécie de crepe mas, desta feita, maior ainda, com carne e... um molho picante!
A sobremesa foi, também ela, diferente da do habitual: umas rodelas de ananás, fritas, que pareciam uns donuts, e umas taças com gelado de caramelo, molho "do mesmo" e chantilly. Muito bom.
Acabámos o almoço com um café e todos bem dispostos para a demi-journée que ainda estava para vir.

Francamente, gostei! Só é pena não fazerem mais vezes isto. Na realidade, e desde que lá estou, terá sido a segunda vez que serviram uma refeição totalmente diferente da do habitual. A outra, foi no Natal, quando serviram lagosta...

Amanhã é dia de trabalho e, depois, fim-de-semana de repouso, o último em Paris desta minha "aventura", e onde irei tentar desfrutar do mau tempo que se prevê fazer sentir, para visitar as exposições que já estavam programadas para o fim-de-semana anterior.

Entretanto, La tante, já está a fazer o caminho de regresso ao nosso Portugal. E eu... estou quase!

Bien à vous,
Fil

5 comentários:

Cris disse...

Podias ter dito que se podiam fazer festas temáticas...o mínimo que podiamos ter feito era um almoço Tuga!
Eu levava o fato de minhota e fazia uns rojoões para o almoço. Acho que era um sucesso!!!
(É verdade, os crepes com massa mais dura são Nachos!!! Pobrezaaaaaaaaaaaaa!
Beijinhos

1/2 disse...

"Tacos" e "Burritos", não muito obrigada!
De todo é menu aprazível.

Bem, pelo menos for um terminum num ton diferente do habitual, que sabe sempre bem!
Desejo-te um Maravilhoso fim de semana,com sabor saudável de "fim de estadia"e um Até Sempre !
La Tante chegou bem e a valise também; o mesmo acontecerá contigo e cá estarei para bem te receber!
Goza muito os cartuchos restantes, são deliciosamente saborosos e, depois diz-lhe ... até já!
Espero que o Mestre onde hoje foste "beber", seja portador de intensos e bons momentos como é a sua obra!
Mil beijos.
E

la tante disse...

Quantos posts tive de ler para pôr a leitura em dia? Já não sei, pelo menos seis, mas li-os todos com o agrado de sempre.
Que mais terei eu para dizer? Começar pelo fim e confirmar o que já foi escrito pela Nice? É verdade, cheguei bem, mas cansada. A passagem pelos Pirinéus é sempre uma grande confusão: voltas e mais voltas até encontrar o rumo certo. Até a Catarina (é verdade, é o nome da guia-GPS) se e nos confundiu. Hei-de ter uma conversa prática com a minha querida sobrinha (não com a princesa Catarina, penso que não poderá ajudar nesse assunto) sobre como resolve ela essa transposição. A mala e a árvore não se queixaram da viagem, bem pelo contrário, tal foi a resistência que opuseram à retirada da bagageira... e foram logo de seguida, mas mais bem acomodadas e confortáveis, para Gaia. Dito e feito!
Um beijo para a Cris.
Meu querido sobrinho, adorei estar contigo, apesar do pouco tempo, mas o que não se conseguiu em quantidade, obtivémo-lo em qualidade.
Eu sei que saberás tirar proveito dos escassos dias que te restam aí e espero que sejam tão excelentes que a sua memória apenas seja portadora de prazer.
Gros bisou et à toujours.

Filipe Nery disse...

Se não és tu, minha amiga Cris a explicar-me as maravilhas do mundo... E eu a pensar que eram crepes do dia anterior!!! Também acho pobre! Deviam ter dado lagosta, eh! Eh!

Minha prima, o fim-de-semana foi bom e correu bem. Foi o último. Daqui a oito dias estarei a comer uma bela salada de bacalhau, já encomendada de propósito, à minha mãe. Estás convidada para ir lá a casa almoçar!

Querida La tante, foi um gosto estar contigo, sempre o foi e é cada vez mais!
Beijos às minhas 3 seguidoras de sempre

Cris disse...

O quê???????!!!
A prima está convidada para ir almoçar e eu e la tante não?!?!?!?!!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!??!?!?!?!?!?!??!?!?!??!?!?!?!?!?!
PROTESTO!
PROTESTO VEEMENTEMENTE!!!
Hás-de ter muitos amigos!
A tua única forma de escapares desta gaffe com alguma dignidade é convidares-me para uma refeição ao nível da última...:-)
(fiquem lá com a vossa salada de bacalhau...eu nem gosto de bacalhau!!!)