segunda-feira, 20 de abril de 2009

O post número 100, no meu 6º mesário em Paris!!!

Longe de mim imaginar, há qualquer coisa como 6 meses atrás, que hoje, precisamente na data do meu 6º mesário em Paris, estaria a escrever-vos o post número 100 do "Relier"?!

Pois bem, utilizo a data para, finalmente, vos dar a conhecer, numa série de episódios, o meu palacete de 34 metros quadrados, de que já muito vos tenho falado.
Situa-se bem no centro da cidade, no 3ème arrondissement, muito perto do 4ème. Na realidade, basta atravessar a rua. Sabe, quem já cá esteve, e quem esteve atento ao "Relier" desde o início, que se situa na Passage de l'ancre, que comunica com a Rue de Turbigo nº30 e a Rue de St Martin nº223. Marcando os códigos respectivos da porta da passagem e do "batiment", subindo até ao segundo andar por umas escadas velhas, em madeira, pintadas nos lados de azul cobalto, e das quais se projectam umas varas de ferro pintado a cinza rato para um corrimão, também ele, em madeira, dão, no imediato, com a porta do meu apartamento.
Não, não vou começar pelo início mas sim, como fiz tudo ao contrário, deixarei a entrada da casa para o último dia, fechando a porta e, assim, o "Relier".
Portanto, começo por vos falar do quarto, esse mesmo, o que fica na ala oeste da casa.

O quarto é espaçoso, com a parede de fundo pintada de um lilás repousante (já estava assim pintado quando cá cheguei, não tenho culpa...). A servir de cabeceira da cama, uma projecção da parede, em pladour, que serve, também, como mesinha de cabeceira. Neste momento tem os elementos que tinha no início, quando cá cheguei (livros sobre a cidade de Paris, dicionários inglês-francês-inglês, e dois candeeiros Ikea - sendo que cada um deles já teve de levar lâmpadas novas desde que cá estou) e, ainda, umas fotografias da família que trouxe de Portugal para "matar saudades". A cama, essa, também ela, com toda a certeza, da marca sueca, confortável, que o diga quem por já cá dormiu. Do lado direito, uma porta: a casa de banho. Do lado esquerdo, duas janelas que teimam em deixar entrar a luz bem cedo, pela manhã, sinal de que o Verão está aí a chegar e que o sol sucede à lua todos os dias. O pormenor do tecto irão vê-lo quando vos apresentar a sala, mas vos adianto que, além do pladour, fazem parte do décor, umas traves de madeira, completamente toscas e todas perfuradas como se tivesse tido uma praga de térmitas no passado.
Foi neste quarto que tive o meu super-computador (aquele que tinha um super-gnomos), e foi ele que me serviu de janela para o resto do mundo, nomeadamente para Portugal, atendendo às inúmeras chamadas, diárias, feitas pelo Skype.

Deixo-vos, então, com uma fotografia do quarto.



Hoje o dia foi sendo bem passado, sem intercorrências em particular. Continuo dono e senhor dos intensivos, sendo que tenho que aguentar com todo o trabalho e todos os doentes, dado que a outra interna foi de férias. Nâo é exagero quando vos digo que vi a especialista de manhã, à hora do "staff" conjunto com o outro serviço de cuidados intensivos de cirurgia, e à hora do almoço, na salle de garde. Pas mal, pas mal...

La tante chegou! Chegou ontem a Paris, vinda de uma passagem por Lyon onde visitou uns amigos. Está por cá, bem pertinho de minha casa mas, desta vez, não ficou por cá. Jantei com ela ontem e jantarei também amanhã. Hoje, devido a compromissos profissionais, no sentido em que tenho que terminar um artigo, não pude estar com ela.

Assim termino,
bien à vous,
Fil

4 comentários:

Cristina disse...

Por muito que te custe, eu vou ter imensa pena que a tua temporada em Paris esteja a terminar...
Ok! reconheço que é um pensamento egoista mas, o teu cantinho é tãaaaao querido que vai deixar saudades!
Por outro lado, vai ser muito bom ter-te por cá!
Beijinhos e dá um beijinho grande à la tante. Vou ter muitas saudades das nossas conversas blogosfericas

A mana disse...

E até fizeste a cama e tudo...lindo!!!
Beijoca

diana disse...

Mas que belo escritor... tao eloquente! Que nostalgia, mas Paris é sempre Paris! Disfruta estes ultimos dias...

1/2 disse...

Já tenho saudades de TUDO isso...
Que belos 34 M quadrados, tão acolhedores e simpáticos, obviamente , sendo por ti ocupados!
Esse francês soa Impec!!!
Pois, apjároveita mesmo tudo ao máximo e, donc voilá! Já se passaram quasi 180 dias.
Bom mesmo é ter-te de regresso.

Mil beijos em ti e aguardo que este RELIER, vá sendo mantido , nem que seja noutro registo,mas sem ele já é difícil passar!