quarta-feira, 29 de abril de 2009

A reunião com o director

Não diria a minha mãe, com toda a certeza, há 30 anos e 11 meses atrás, que o seu filho recém nascido estaria, após todo este tempo, prestes a terminar um super estágio de hepatologia num dos hospitais mais conceituados da Europa na área. Como podem ver ou, melhor, ler, o meu animo é outro, e até já deixo de encontrar defeitos em tudo aquilo que me rodeia no hospital onde tenho andado a "dar o corpinho ao manifesto" nestes últimos 6 meses.

Hoje, resolvi marcar um "rendez-vous" com o meu actual e ainda director de Serviço, reunião essa que demorou, nada mais, nada menos, do que uma hora exacta. O objectivo daquela que eu supunha ser uma "mini-reunião" era, precisamente, o de pedir uma carta de recomendações ou, melhor, uma carta de final de estágio, com a apreciação do director.
Mal entrei no seu gabinete (de fazer inveja a qualquer director de Serviço do meu hospital, tal é o tamanho e... a organização, pelo menos, aparente), cumprimentou-me afavelmente, e ofereceu-me um café. Confesso que devo ter hesitado 2 ou 3 segundos, até porque não me apetecia propriamente tomar café, mas aceitei, pela beleza do gesto.
A conversa começou, precisamente, comigo, a fazer o "bilan" do meu estágio, e a responder à pergunta por ele colocada, se os meus objectivos do estágio tinham sido cumpridos. A conversa continuou, com outra questão, sobre o que eu julgava sobre o funcionamento dos serviços por onde passei. Finalmente chegámos à parte da sua avaliação, e ao meu pedido (objectivo final da reunião) da carta de apreciação. O Prof. D. Valla é, de facto, uma pessoa extremamente válida, como ser humano e como "cientista" e, sem dúvida, só tenho pena de não ter tido mais contacto com ele durante este meu período por Paris.

Paris tem mais duas super-médicas, recém chegadas, e cheias de vontade de trabalhar. São elas a Dra Jnes e a Dra Su. A primeira teve, ainda hoje, o seu primeiro contacto com a realidade Beaujonense. E... podia ter sido melhor! Contudo, deve estar altamente influenciada pela minha pessoa (atendendo a que não tenho tomado os comprimidos da manhã, metade das coisas que digo não devem ser levadas a sério...). A segunda (Dra Su), prepara-se, amanhã, para a sua apresentação, física, no Hospital. Não em Beaujon, mas num outro, para um estágio de 3 meses de genética (no âmbito do seu internato em pediatria).
Vieram as duas e a Dra Brandoa jantar cá em casa, um excelente empadão de atum (até eu fiquei admirado com o resultado final!), acompanhado de um Bordeaux trazido pelas meninas, e rematado com uma deliciosa tarte mil frutas (traduzido literalmente do francês) da pastelaria do Monoprix. Que bem que se esteve!

Bom, vou dormir. Estou já na cama, cheio de sono, e com os olhos a fechar. Contudo, tinha de escrever, ainda hoje, umas palavras no Relier.

Bien à vous,
Fil

2 comentários:

la tante disse...

Pois é, noblesse oblige.. e o café tomou-se. Muitos cafés tomados assim, com gestos amáveis e convidativos, resolveriam muitas situações e problemas... E que tranquilos e doces são os últimos dias nessa maravilhosa cidade! Para quando o regresso, quando ainda não partiste?! Ce sera juste un au revoir et jamais un adieu...
Gros bisou et... il ne reste qu'un jour. À demain!

1/2 disse...

Assim sim!
Valeu a pena o esforço dos 180 dias aí passados; é bom saber que compensou, embora ficássemos sem saber o que disse o Prof. D. Valla.
Queria babar-me um pouco mais!!!!!