sexta-feira, 17 de abril de 2009

Tudo fica bem quando acaba bem!

Já de banho tomado, pijama vestido e sentado na cama, vos escrevo, desta feita no meu "velhinho" computador, de teclado QWERT, o qual nunca deveria ter abandonado, dada a dificuldade que agora encontro para não me enganar nas teclas e, pasmem-se, nos acentos.

Este fim de dia foi, sem sombra de dúvidas, uma surpresa. Na realidade, já se vislumbrava algo de diferente, dado o convite feito por uma "externe" (que é como quem diz, uma aluna), endereçado a mim e à minha colega Búlgara, para irmos todos jantar a um restaurante Tailandês. Este convite já havia sido feito há muito tempo mas, confesso, a vontade não era muita. Assim, e pela falta de dias para combinar esse mesmo jantar antes do meu regresso a Portugal, decidimos fazer o jantar hoje. Ponto de encontro: 20h na estação de metro de Etienne Marcel (aqui bem pertinho de casa).

Contudo, ao sair do hospital, resolvi ligar à minha irmã, nessa altura, em viagem, saída de Portugal e rumo à Bélgica. Bendita a hora em que o fiz, pois combinámos, quase no imediato, um rendez-vous para jantar em Paris. Claro está que a opção foi pelo jantar familiar, tendo eu enviado uma mensagem à minha colega a dizer o seguinte: "Désolé une autre fois, mais ma soeur vien diner avec moi à Paris! Génial! Elle vien de m'appeler. Bisous et à demain!". Claro está que a parte do "Désolé une autre fois" deve-se ao facto deste jantar ainda não se ter feito antes, também porque, nesse dia, já havia marcado um "rendez-vous" com a Dra Brandoa.

Cerca das 20 horas e 30 minutos, recebi uma chamada da minha irmã, com uma voz que expressava um misto de cansaço, desilusão, frustração e raiva. Estavam eles a estacionar o carro (que vem, nestas alturas de grandes viagens, de mala no tejadilho) no parque, quando verificaram que a viatura estava demasiado alta para entrar na garagem. O problema colocou-se quando o meu cunhado teve de fazer "marcha-atrás" com o carro já no final da rampa, com uma inclinação francamente acentuada e estando, o carro, com uma tara elevada. O carro aqueceu, aqueceu, aqueceu e a embraiagem cedeu no final da manobra. Conseguiu estacionar o carro num lugar no exterior do parque, sempre em primeira velocidade, e com um odor a queimado que nem o tradicional "créme brülé" consegue exceder. O guardar o carro na garagem propocionava duas coisas distintas: a primeira, um lugar seguro para estacionar o carro, no sentido em que o mesmo estava cheio de haveres, a segunda, a possibilidade de pernoitarem na minha humilde casa, e prosseguirem viagem amanhã de manhã rumo ao seu domicílio.

Fui ter com os quatro viajantes ao largo onde estacionaram o carro e vi as suas caras cansadas, com uns olhos extenuados de quem estava em viagem desde as 4 horas da manhã.
Contudo, fomos jantar a St Germain, respirar um bocadinho a brisa desta cidade e quase "saborear" o ar a férias, quanto mais não seja, das férias dos outros!

Regressados à Passagem, foi o tempo de empacotar o computador no seu grande recéptaculo de cartão, arranjar um espaço na mala do carro da minha irmã, e despedir-me.
Despedir-me destas pessoas que me são tão queridas, dizendo um até breve já que, de amanhã a 15 dias lá estarei eu, na Bélgica, a preparar o meu regresso a Portugal.

Ficaram-me, no ouvido, as palavras dos meus sobrinhos, na hora do adeus: "Gosto muito de ti, tio!".

Digam lá se não merecem tudo!
Neste momento, ainda estão em viagem.

Bien à vous,
o vosso,
Fil

3 comentários:

A mana disse...

Depois de ter jogado a nossa sorte, aqui venho colocar umas palavrinhas. Adorámos jantar aí e o carro portou-se muito bem até aqui à Bélgica! O único ponto negativo foi termos ido para os braços do nosso querido Morfeu depois das três...quando tínhamos acordado às três do dia anterior. Mas enfim, tudo está bem quando acaba bem! Beijo grande e obrigada pelo serão tão agradável!

1/2 disse...

Após ter sido submetida a 1 tratamento de choque, hoje consigo ler bem o RELIER sem qualquer efeito nefasto de imediato. Os sobrinhos são MARAVILHOSOS!
Feliz pelo curioso final de dia dos primos e pela família belga ter chegado bem a seu porto.
O que tem de ser, SERÁ e, tem mesmo muita força!
E muito muito feliz pelos 15 dias em contagem decrescente.
Um bom fim de semana e ânimo para a recta ou curva final.
Também gosto muito de ti!
Bjos em ti.

Filipe Nery disse...

Sorte é o podermos estar juntos quando queremos! Se bem que uma ajuda da "outra sorte" permitia estarmos mais vezes juntos, onde quiséssemos!

Minha prima, espero que não tenhas ficado com os cabelos em pé pois, caso contrário, estarás bem mais alta do que eu! Cuidado com os choques...