sábado, 14 de março de 2009

O post que ficou por escrever e a Funny

Salut!

Finalmente um fim-de-semana por minha conta, e qual seria a melhor maneira de o começar, que não aqui, sentado ao computador, a escrever umas linhas no "Relier" que, coitadinho, ja esta a ficar cansado e velhinho? Ja pensei, no final, em imprimi-lo, ir nadar para a praia de Miramar com ele na mão, fingir-me afogar et... donc, voilà! Lusiadas parte II um best-seller garantido para os proximos 5 séculos!

Bom, começo por vos falar do domingo da semana passada. Em virtude do adiantado da hora da saïda do bar da Bastilha no sabado à noite, a Dra Brandoa ficou ca em casa a dormir. Assim sendo, domingo de manhã, saï à rua para comprar "pain aux chocolat" para 3 pessoas. Ë algo que faço quando tenho gente em casa aos fins-de-semana e que me sabe, como a minha avö diria, "pela vida"!
Deixämos a Dra Brandoa na estação do metro, e eu e a Dra mioleira prosseguimos caminho por Paris fora. Louvre, Jardin des Tuilleries, e Rivoli, muito Rivoli. No regresso a casa, ja pela Rue St Honoré, passämos por um restaurante que nos pareceu interessante, pelo que decidimos voltar, mais à noitinha, para um repasto, repasto esse que terä lugar aqui, em mais uma rubrica:

"O GUIA DAS ESTRELAS NERY PARA OS MORFES"

RESTAURANTE: Livingstone
ENDEREÇO: 106, Rue Saint Honoré, 75001 Paris
AMBIENTE/ DECORAÇÃO: 4,7 - Completamente diferente da decoração do Kong, ao qual atribui a mesma pontuação. Decorado com tons escuros, muito preto, castanho e prateado, combina padrões diferentes, com "ares" de selva. Neste restaurante, são capazes de combinar o padrão de zebra, com o de leopardo e o de tigre, na maior das harmonias, assim como "armaduras", e verdadeiras, de diferentes animais. O chão é de alcatifa escura, e existem dois tipos de mesas: baixas e quadradas e altas e redondas. O espaço é pequeno e muito acolhedor, com uma luz "baixa", mas perfeitamente suficiente. O restaurante é tailandês, ou pretende sê-lo, no espirito, mas em pouco se repercute no ambiente. Apela aos 5 sentidos, tal como esta bem representado no seu sitio na internet.

SERVIÇO PRESTADO/ ATENDIMENTO: 4,5 - Não foi necessaria reserva, mas às 20h em ponto estavamos a entrar no restaurante (hora de abertura) e, aparentemente, so teriam 3 mesas não reservadas. A funcionäria que nos atendeu, muito simpatica, mais parecia ser a dona "do pedaço", como diriam os brasileiros. Alta, loira e gira, falou num inglês impecävel com a Dra mioleira, o que não é nada habitual por estas terras. Um serviço eficiente, em que não esperämos tempo em demasia entre os pratos, atendidos com simplicidade e boa disposição.

COMIDA: 4,85 - Começa a ser complicado dar notas mais baixas, nomeadamente porque dei notas demasiado altas anteriormente, a outros restaurantes e, por exemplo, comparando com o Benoit, julgo o Livingstone melhor, mas comparando com o Georges julgo-o quase (e veja-se bem o "quase") ao mesmo nivel, o que faz com que comece a dar pontos com casas centesimais.
Começämos por um aperitivo, Martini Rouge para o monsieur e Martini Blanc pour la damme. Eu comi, de entrada, uma "Soupe de Crevettes" que estava espectacular. Seguiu-se um "Pad See Yew", que não era mais do que uns "noodles" com camarão, muito bem confeccionado, tendo terminado com un "Carpaccio d'ananas Frais". Toda a comida tinha uma apresentação excelente e sabores exoticos, com condimentos muitos orientais. O vinho, "Leopards Leap" era tinto e igualmente bom. A Dra mioleira ja esta, no Porto, e com os seus conhecimentos vastos, no mundo da beberagem, a fazer inspecção de mercado, no sentido de encontrar o paradeiro do Leopardo por terras Lusitanas. Vamos la a ver se o encontra...

RELAÇÃO SERVIÇO/ PREÇO: 4 - Um bom serviço, uma boa comida, e um preço idêntico a todos os outros: 63,5 Euros. Até vou achar estranho, quando voltar ao Porto, e atenção que ja não falta muito, pagar metade (e ja vou achar que é um roubo - ?! -), e as doses servirem para 2 pessoas!

Total:4,51. Passou à frente do Kong, e ocupa, neste momento, o 2° lugar do ranking de "O GUIA DAS ESTRELAS NERY PARA OS MORFES". Relativamente ao Kong, prima por um melhor serviço e atendimento, o que faz, no imediato, que tenha mais pontos em dois dos itens a pontuar.

Entretanto a Dra mioleira foi embora, e estive por minha conta e risco durante dois dias, até chegar a minha mãe, na 4a feira passada. Ë sempre uma extraordinaria companhia. Claro estä, que veio para Paris, literalmente, passar férias, e porquê? Porque esteve, na semana anterior, na Bélgica, a fazer de babysiter aos seus netos, enquanto a minha irmã e cunhado foram passear para os Estados-Unidos. Diz ele que foi em congresso e eu... finjo acreditar! Entretanto, o meu pai, tirou também um mês de férias da familia, e ficou a tratar da cadelinha que, velhinha (tem 16 anos), precisa de quem a leve 4 vezes à rua por dia, ja que a sua capacidade de retenção vesical não lhe permite aguentar as ditas àguas por muito tempo...

A nossa cadela (Funny, de seu nome) fez, no passado dia 15 de Fevereiro, 16 anos. Recordo-me perfeitamente de chegar eu e a minha irmã a casa, apos um treino, numa 4a feira, e vermos aquela miniatura de ser vivo a fazer uma festa enorme àqueles desconhecidos, e que iriam ser a sua companhia durante uns anos largos. A Funny esteve sempre presente nos melhores e piores momentos da familia, entre sorrisos, risos e choradeiras, sempre soube estar caladinha e guardar os maiores segredos. Sempre soube dar a "lambidela" na altura certa e abanar a cauda quando tal era esperado.
Nos seus primeiros anos de vida, e quando chegava o Inverno, instintivamente indicava, com a sua cabecita, o rumo da "ala" dos quartos, e la ficava a dormir. No seu primeiro (e não me recordo se no seu segundo) ano de vida, dormia comigo na cama (eu, que sempre fui alérgico a tudo, fiz, naquele momento, a minha dessensibilização). A partir dali, e dado o facto de ocupar mais espaço na cama do que eu, passou a dormir no meu quarto, mas na sua caminha. Desde ha uns anos a esta parte que a Funny dorme na cozinha, sendo que no Inverno temos o devido cuidado de a cobrir com cobertores, não va o pobre do bichinho ter frio à noite. Claro esta que a minha mãe é que sempre foi sofrendo com o facto, pois era queixa quase diäria, a quantidade de pêlo que a Funny deixava pelas carpetes e por tudo quanto era lado.
A Funny esteve presente na minha entrada e saïda da faculdade. A Funny passou férias em Espanha, no Algarve, na Bélgica e em inumeros turismos de habitação por esse Portugal fora. A Funny viajou de avião e não gostou, apesar de ir ao nosso lado (vantagem de so pesar 3 kg).
A Funny tirou não uma, nem duas, nem três, mas 5 mamas, em 3 cirurgias diferentes. No ano passado, a Funny esteve mal, muito doente. Tinha um abcesso uterino. Foi operada, mais uma vez, esteve internada, fez antibioticos e ficou bem.
Agora, a Funny esta velhinha. Não ouve, e ninguém da por ela durante o dia, a não ser à hora da refeição, o seu momento alto do dia, em que ladra, ladra e ladra como se descarregasse, naquele momento, toda a tensão acumulada ao longo do dia.
Até da Funny tenho saudades! Deixo-vos, aqui, uma fotografia do dia em que fui Campeão Nacional de Juniores de Triplo-Salto, em 1997 (ainda tinha cabelo) e a Funny, como não poderia deixar de ser... estava la!
Fica aqui a minha homenagem à Funny, que sempre esteve la quando foi preciso...




Bien à vous,
Fil

7 comentários:

Unknown disse...

Foi o post mais bonito ate agora. Viva a Funny! Tenho que a apresentar ao meu papagaio que já conta com 26 anos.
Beijocas
P.S. acabei de chegar a casa; isto dos papas estarem por perto faz com que ande Km por dia... precisava das massagens...

Anónimo disse...

Bolas!Que vontade de ir a Paris com todas essas descrições!!Bom Domibgo ,eu cá vou para a paria mesmo mas deixo o "BOLO" em casa!

1/2 disse...

És um ser MARAVILHOSO!

Atrasado mas... chegou a tempo!
Vivam os nossos melhores amigo, estão sempre lá!
MILBEIJOS

1/2 disse...

Gosto da medalha na Funny e do teu sorriso com e sem cabelo!
Vai-te consolando com esses menus, por cá vai abrindo muita coisa diferente mais económica mas menos cosmopolita!
A explorar no teu regresso.
Beijos em ti

Anónimo disse...

Viva a Funny e todos os momentos bonitos que passámos com ela! Vivam os bons restaurantes mesmo a preço menos convidativo!
E viva o sol que nos tem feito companhia e, apesar de ficarmos muito longe dos quase 30 graus de Portugal nos faz recordar a Primavera!
Beijo ENORME

Anónimo disse...

Ler este post fez-me ter muitas saudades. Saudades, do atletismo e dos amigos, dos fins de tarde de treinos e dos fins de semana com provas, onde tantas e tantas vezes a tua Funny e a minha Arga estavam presentes, sendo que minha (e dela as saudades são dolorosas),de raça caçadora, ficava sempre muito atenta com os tiros de partida...à procura dos coelhos que teimavam em não aparecer!
Belos tempos esses, em que tu ainda tinhas cabelo...

Agora...sem nostalgia e com muito pragmatismo: isto anda um bocadinho parado ou é impressão minha?!?!?!

Filipe Nery disse...

Não sei, cara Mariana se o teu papagaio e a minha Funny se dariam muito bem: dois velhotes resmungões!

Quando quiseres, Graça, e até ao fim do mês de Abril, tens a casa disponivel!

Fico à espera, ex-lamivudina, de conhecer, contigo, os novos locais de degustação

Viva a mana!

Verdadeiramente nostalgica, Cris! Ë um facto, isto, por aqui, anda um bocadinho parado...