domingo, 22 de março de 2009

Domingo de manhã.

22 de Março de 2009:

Segundo dia de Primavera e, não estando a chover nem com aspecto de que tal venha a acontecer no decorrer do dia, estä cinzento. Talvez um pouco menos fresco do que nos dias anteriores (com minimas de 1 e 2°C), o que, apesar da falta do astro-rei a brilhar nos céus e a morenar a minha careca, torna este segundo dia de Primavera num dia propicio para o passeio.

Assim, acordei cedo (com despertador...) e... Não, não fui passear, mas sim cultivar-me um pouco mais neste mundo de ciência que é a hepatologia. Passo a explicar. Desde 5a feira que decorre, no Palacio de congressos de Porte Maillot, um congresso, de seu nome "Journées Francophones d'Hépato-gastroentérologie et d'Oncologie Digestive", e que termina no dia de hoje. Fui apenas na 6a feira ao final do dia assistir a uma meia duzia de palestras e hoje de manhã, ja que, como espero novas visitas (que deverão chegar a qualquer momento), tive de sair um pouco mais cedo do que o desejavel. Contudo, assisti ao que pretendia, nada mais nada menos do que uma palestra magistral dada pelo meu actual director de Serviço. O senhor tem, de facto, o dom da palavra, e faz parecer que tudo afinal é simples e de facil compreensão. O tema visado foi "Tumores benignos do figado - hiperplasia nodular focal e adenomas" sendo que, ha outros, mas que não eram tema na apresentação.
Assim, ja tive a minha "banhada" de ciência matinal, mas que até soube bem.

Agora, espero a proxima "leva" de visitas, a chegar dentro de minutos. Acabei de receber uma chamada a dizer que ja estavam a caminho de casa, no RER linha B. Julgo que hoje sera o dia da "volta dos tristes", mas que é a volta que mais gosto de fazer, em que passamos por quatro cartiers diferentes, e caminhamos, caminhamos e... caminhamos.

Dentro em breve uma amiga parte para Barcelona, cheia de expectativas, rumo a um estagio de meio ano, também ele na area da hepatologia. Esta ansiosa por partir e deixar os problemas santo antoninos para tras. So espero que não encontre problemas barçolonenses pela frente...

Vou sair.
Bien à vous,
Fil

5 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, os pensamentos negativos têm este efeito: também, por cá, terras lusas que tanta falta te têm feito, mas que, cá estando, depressa te vão, certamente, trazer óptimas recordações da Gália e causar saudade, o tempo ficou "maussade", o Sol escondeu-se envergonhado de tanto se ter mostrado bem antes da Primavera, e a temperatura desceu a tempos mais invernosos. Nem aqui amorenavas a dita superfície adaptada a pista de aterrragem de insectos mais ou menos voadores... Tu foste sorver ciência e sapiência, eu fui alimentar o vício matinal da cafeína às Amoreiras. Perspectivas e oportunidades... E eis-te novamente acompanhado a deambular pelos quartiers de sempre... Bons passeios, é o que te desejo.
Gros bisou et à un de ces jours...

P.S.: "insaude"

RuiM disse...

"Sunday morning", como dizia Lou Reed nos seus incríveis tempos de Velvet... Será sempre um momento especial, nem que seja pela música, que me toca todos os Domingos pela manhã.
Longe da luz, passeámo-nos hoje por cidades certamente mais escuras mas muito interessantes. A Primavera dá outra dimensão às casas, às pessoas, aos jardins. E viva as esplanadas, o Sol e os nossos finos! Ah, e as francesinhas!...
Volta quando quiseres mano: o Porto, como todos nós, tem saudades tuas!
Abraço,
do não-biológico-mas-ainda-assim-mano R

Anónimo disse...

Olá!
Tenho sido uma leitora silenciosa do Relier, mas hoje apetece-me falar.
Dizer que já fazes falta no Santo António e que temos saudades tuas.
E elogiar o teu talento literário, que eu desconhecia por completo.
Fico contente por teres percebido, como eu percebi há cerca de um ano, que, apesar de tudo, o Santo António é um grande hospital!
Beijinhos da belita (ainda te lembras?).
Cumprimentos à Funny, de quem eu sou fã...

Anónimo disse...

Só vim deixar um beijinho!

"shems" (apetece dizer shems pra ti também!!!)
:-)

1/2 disse...

Pois como eu te entendo... O Sol, a falta dele é incomensurável!
Regressada de Amstertdam, com 5 graus de máx. +chuva, concordo que este pedaço de terra não é tão mau como isso, pelo menos em termos climatéricos!
Mediante teu relato, imagino daqui a uns anos, alguém como tu,numa semelhante situação, mas a falar de ti como seu director de serviço !!!!
e eu babada!!!!
Bjos em ti