domingo, 7 de dezembro de 2008

4, 5 e 6... Em suma!

Caros leitores, amigos... Escrevo-vos com o barulho da maquina de lavar e com um borburinho espanhol que é dificil de desvendar a uma distância de apenas 7-8 metros, sinal de que estou acompanhado por bons amigos. Os ultimos dias foram dedicados à ciência, ao culto da magia do Natal, ao passeio e à cultura. Como resumir, com a minha ja conhecida falta de capacidade de sintese, as minhas ultimas 72 horas?

Dia 4.12.2008 - 17 horas (environ)
Apos 1 hora e 20 minutos de viagem de avião, eis-me chegado a Hamburgo. Cidade dificil de descrever, dada a escuridão que esta altura do ano teima em trazer a uma hora ainda tão "après-midi", mas engalanada para o Natal, isso é certo, desde a saida do aeroporto até à chegada ao Hotel, no centro da cidade, entre dois dos varios canais que a banham. Decoração de Natal simples e sobria, quase "rigida", a traduzir a alma daquele povo, e que so se mostrou diferente no mercado de Natal que mais adiante vos descreverei. O hotel... que dizer do hotel: 5 estrelas! Desde o quarto (um conforto), passando pelos espaços comuns, o pequeno almoço, o spa... Deste ultimo, aproveitei a piscina, e uns 10 minutos de sauna. Não foi nada mau ja que, não nos podemos esquecer, o objectivo principal da minha ida a Halburgo era: ciência, ciência e ciência!


Imagem 1 - Quarto do Hotel


Imagem 2 - A piscina do Spa

Ainda no 1° dia de Hamburgo, aproveitei a noite para dar um passeio pelo centro, perto do Hotel. Deparei-me, ai, com o mercado de Natal mais bonito que tive alguma vez na minha vida oportunidade de visitar (não que tivesse ido a muitos mercados de Natal...). As luzes, o frio e a neve que caïa, misturada com uma chuva miudinha, os cânticos de Natal e as pessoas que por ali se amontoavam; as varias bancas que não eram mais do que postos de venda de artigos de artesanato, velas, bolas de Natal, goluseimas, e os pequenos bares e tasquinhas (que vendiam os enchidos, o vinho quente e os crepes) completavam o quadro. Comi o melhor crepe de sempre, quentinho, com banana e chocolate. Bem sei que este meu sentimento deve estar sobrevalorizado dado o contexto e o espirito natalicios, mas que soube bem, soube...


Imagem 3 - Mercado de Natal Hamburgo

Dia 5.12.2008
Este dia foi dedicado, quase na sua totalidade, à ciência. Muita palestra sobre figado e investigação de ciência basica. Não foi facil... Muita molecula, muita experiência com ratinhos, muitos modelos animais para investigação, enfim... No final, e com pena minha, com pouca praticabilidade, de momento, no dia-a-dia de quem exerce medicina e não trabalha em laboratorio. Contudo foi, sem duvida, o melhor congresso a que fui em termos de organização (suiça e não alemã). La afixei o meu poster, recebi a bolsa que me deram, aguardei pelas questões (que foram inexistentes) e... pronto! Trabalho concluido.


Imagem 4 - Poster

Contudo, o dia não foi so isto... Ä noite, esperava-me o jantar oficial do congresso. Um jantar volante, com muita gente, mas sem portugueses (alias, dos 4 que supostamente la deviamos estar, so vi 2 e... por pouco tempo!). Assim, cheguei-me a uma mesa, perguntei se podia ficar por la, e rapidamente se seguiu a conversa, e bem agradavel por sinal. O grupo era constituido por italianos e italianas (uma delas a trabalhar em Berna) e um Sirio, cirurgião, que fez os seus estudos em Italia e que trabalha, actualmente no King's college em Londres. Depois do jantar, acabamos por sair do hotel e aproveitar a noite sem chuva para nos passearmos um pouco. Julgando nos que iriamos parar a um sitio com um bocado mais de animação, resolvemos apanhar o metro e sair 5 paragens à frente. Ai, meus caros, é que foi a verdadeira apresentação daquele povo germanico, autoritario e com a mania do poder. Ä saida do metro, estava um cordão policial que nos pediu os bilhetes. Eis a surpresa da noite, dita por um deles, no seu alemão mais perfeito (imaginem as seguintes palavras bem arranhadas, com muitos "Rs" à mistura): "Estes bilhetes não são validos para a viagem que fizeram. Deveriam ter comprado um bilhete de 1.65E e não de 1.35E. Assim, vão ter de pagar uma multa de 15E." COMO?!?!?! Dissemos nos em unissono face a tamanha ideotice! O facto, e passo a explicar, é que os bilhetes do metro so podem ser adquiridos, pelo menos na estação de onde partimos, numa maquina que, gentilmente, nos da a possibilidade de efectuarmos a compra em Ingles, mas num Inglês completamente "arranhado", que é como quem diz, à Alemão! Contudo, não nos explica qual o bilhete que devemos comprar de acordo com a zona para onde vamos, pelo que, como bons sul-europeus, resolvemos comprar o 1° que aparecia no monitor. Estivemos uns bons 10 minutos a discutir com os Alemães, a dizer que nem em Portugal, nem em Italia e, para ficarem com verdadeira pena de nos, nem em Paris, nem em Londres, tal aconteceria, pois as coisas estão devidamente explicadas. Bom, apos termos desperdiçado umas boas palavras germânicas e latinas, la pagamos os 15E, o que significa que o estado arrecadou, naquele curto espaço de tempo, com os estrangeiros, 95E! Nada mau! E ainda nos queixamos de Portugal? Viva nos!

Dia 6.12.2008
Em suma... Congresso, almoço, congresso, taxi, avião, comboio, metro e... Aiii! São 20:30 e é a hora do Oratorio de Noel na Eglise de St Eustache. Gostei muito, apesar do som não ter sido o mehor. Deixo-vos, aqui, 11 segundos de filme.



Amanhã espero escrever mais umas palavras neste meu diario.
Bien à vous, Fil

3 comentários:

Anónimo disse...

Que belos dias ...de monótonos nada tiveram!
Pois que me abres o apetite é verdade, a vontade de ir já a um bom SPA, também, e quanto à discussão com a policia alemã... ai ai ai ...o que eu perdi!
Relativamente à tua magnifica ideia de partilha do Oratório de Noel, muito agradeço mas nada se vê nem ouve com pena minha.
Como eu gostava de poder partilhar contigo o que fui ver nesse mesmo dia à CDM - SUPER SUPER SUPER! O norueguês Leif Ove Andsnes (piano) com 1 belissímo programa:Beethoven;Schonberg; Mussorgsky.
BEIJOS EM TI.
E

Anónimo disse...

SORRY SORRY SORRY , O PRINCIPAL FICOU PARA O FIM, os últimos são os primeiros:

MUITOS PARABÉNS PELA BRILHANTE COMUNICAÇÃO E EXPOSIÇÃO, OBVIAMENTE QUE COM ESSE SLIDE NEM SE ATREVERAM A FAZER QUALQUER PERGUNTA, FOSSE ELA QUAL FOSSE.... PUDERA!
7 STARS!!!!!!
BEIJOS EM TI
E

Anónimo disse...

Claramente um fds em grande...
Hotel à Nery...
Aquela piscina pareceu-me muito ergonómica...
Bom regresso a Paris